Os discursos de sete dirigentes do Federal Reserve (Fed) devem concentrar as atenções dos participantes do mercado.
Veja, abaixo, os principais destaques desta terça-feira:
FGV divulga IGP-M do segundo decêndio de maio – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) do segundo decêndio de maio. O indicador recuou 0,04% na segunda prévia de abril, ante 0,05% no decêndio anterior. Na mesma prévia de março, o índice havia registrado queda de 0,28%, e no fechamento do mês passado, recuo de 0,34%. Com peso de 60%, o índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) caiu 0,21% – na mesma leitura de março, o dado havia recuado 0,63%. No mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) avançou 0,28%, ante 0,71% na mesma leitura do mês anterior. O IPC-M representa 30% do IGP-M. Com os 10% restantes de peso no IGP-M, o Índice nacional de Custo da Construção (INCC—M) subiu 0,54% na segunda prévia de abril, ante alta de 0,44% na mesma prévia do mês anterior.
Tesouro realiza leilão tradicional de LFT e NTN-B – A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h leilão tradicional de Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). As LFT vencem em 1º de março de 2028 e 1º de junho de 2031. As NTN-B, em 15 de agosto de 2030, 15 de maio de 2035 e 15 de agosto de 2060. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na quarta-feira.
Presidente do Fed de Richmond participa de evento – O presidente do Federal Reserve (Fed) de Richmond, Tom Barkin, participa de evento às 10h (de Brasília).
Presidente do Fed de Atlanta profere discurso – O presidente do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, Raphael Bostic, faz discurso de abertura em evento às 10h (de Brasília).
Presidente do Fed de Boston profere discurso – A presidente do Fed de Boston, Susan Collins, profere discurso às 10h30 (de Brasília).
CE mostra confiança do consumidor da zona do euro de maio – A Comissão Europeia (CE) mostra, às 11h (de Brasília), a leitura preliminar do índice de confiança do consumidor da zona do euro referente ao mês de maio. A leitura anterior foi de -16,7, com expectativa de -16.
Presidente do Fed de Saint Louis participa de evento – O presidente do Federal Reserve de Saint Louis, Alberto Musalem, participa de evento às 14h (de Brasília).
API divulga estoques de petróleo bruto nos EUA na semana – O Instituto Americano de Petróleo (API) divulga, às 17h30 (de Brasília), os dados de estoques de petróleo bruto nos EUA na semana até 16 de maio. Na semana anterior, os estoques aumentaram em 4,387 milhões de barris.
Diretora do Fed profere discurso – A diretora do Federal Reserve Adriana Kugler participa de evento de forma virtual às 18h (de Brasília).
Presidente do Fed de São Francisco profere discurso – A presidente do Federal Reserve de São Francisco, Mary Daly, profere discurso às 20h (de Brasília).
Presidente do Fed de Cleveland participa de evento – A presidente do Federal Reserve (Fed) de Cleveland, Beth Hammack, participa de evento às 20h (de Brasília).
Japão comunica balança comercial de abril – O Japão comunica às 20h50 (de Brasília) o saldo da balança comercial de abril. Em março, as exportações aumentaram 3,9%, as importações subiram 2%, em bases anuais, e o saldo foi superávit comercial de 544,1 bilhões de ienes, com expectativas de superávit comercial de 227,1 bilhões de ienes.
Lula entrega honraria a personalidades e instituições brasileiras – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha, às 9h, com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Às 10h, participa da abertura da XXVI Marcha a Brasília em defesa dos Municípios (CNM). Às 14h30, embarca para o Rio de Janeiro, onde, às 16h30, visita as instalações do Edifício Palácio Gustavo Capanema e, às participa de cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural a 111 personalidades brasileiras e 14 instituições. Às 19h40, retorna para Brasília, com chegada prevista para as 21h10.
Senado vota proposta que amplia proteção ao idoso na Constituição – O Plenário do Senado pode votar uma proposta de emenda à Constituição que inclui a proteção aos idosos entre as competências legislativas da União, dos Estados e do Distrito Federal (PEC 81/2015). A sessão deliberativa está marcada para as 14h e tem seis itens a pauta: o PL 5.066/2020, que cria diretrizes para incentivar a pesquisa de novas tecnologias de exploração e produção de petróleo e gás natural; a (PRS 2/2025), que cria a Frente Parlamentar do Senado Federal em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial do Brasil; o o PL 4.206/2020, que proíbe a realização de tatuagens e a colocação de piercings em cães e gatos com fins unicamente estéticos; o PL 5.636/2019, que cria o Dia de Celebração da Amizade Brasil-Israel; e a PEC 52/2023, que inclui como princípio do ensino a garantia de educação inclusiva em todos os níveis.
Comissão do Senado ouve ministro dos Transportes – A Comissão de Infraestrutura (CI) ouvirá, a partir das 9h, o ministro dos Transportes, Renan Filho. Ele apresentará o plano de trabalho da pasta para os próximos dois anos.
Comissão do Senado analisa projeto sobre intervenção no preço de combustíveis – A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado analisa projeto que autoriza o Executivo a intervir sobre o preço dos combustíveis em casos de insuficiência no mercado interno (PL 1.704/2022). A análise deve ocorrer após a audiência pública com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que se inicia às 9h.
Comissões do Senado analisam projeto de lei geral do licenciamento ambiental – O projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021) será apreciado na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado, às 9h, para deliberar a matéria. Já na Comissão de Agricultura (CRA), que também analisa relatório semelhante, o debate ocorre às 14h.
Comissão do Senado ouve chanceler sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru – A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado ouve, às 9h30, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em audiência pública. A reunião foi marcada para tratar da concessão de asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón, e da eventual atuação do Brasil na operação de retirada de opositores venezuelanos abrigados na embaixada da Argentina em Caracas.
Proposta que limita dívida de municípios com a União será votada na CAE do Senado – A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado poderá votar, a partir das 10h, o projeto de lei complementar que limita o comprometimento anual da receita municipal em dívidas com a União. O PLP 224/2019 altera a Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000, para determinar que o comprometimento anual dos municípios com dívidas não poderá exceder 30% da receita anual (incluindo a receita proveniente de transferências constitucionais).
Câmara pode votar proposta que reorganiza carreiras do Executivo – O Plenário da Câmara dos Deputados tem sessão marcada para as 13h55, com 21 projetos de lei em pauta para análise. Entre eles, pode ser votada pelos deputados proposta que reorganiza diversas carreiras e remunerações no âmbito do Poder Executivo Federal (PL 1.466/25). Outros projetos em pauta: o PL 1846/25 que veda, em qualquer circunstância, descontos em folha de pagamento de beneficiários da Previdência; o PL 5.669/23, que cria a Política de Prevenção e Combate à Violência em Âmbito Escolar (Prever); o PL 3.224/24, que cria uma campanha nacional sobre a utilização consciente da tecnologia digital. Os deputados podem votar ainda: PL 3965/21, que permite usar as multas de trânsito para financiar habilitação de motoristas de baixa renda; o PL 347/03, que aumenta as penas por tráfico de animais silvestres; e o PL 6234/19, que obriga o registro em cartório da transmissão de bens entre concessionárias de energia.
Comissão especial da Câmara sobre Imposto de Renda faz primeira audiência – A comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar projeto de lei que altera a legislação do Imposto de Renda (PL 1087/25) realiza sua primeira audiência pública às 9h30. O principal convidado é o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto. Também participam o pesquisador Sérgio Gobetti (Ipea), os economistas Gustavo Brigagão (FGV) e Guilherme Klein (Universidade de Leeds).
Câmara instala comissão sobre Inteligência Artificial – A Câmara dos Deputados instala, às 14h, a Comissão Especial Sobre Inteligência Artificial, com eleição do presidente e vice-presidentes. A comissão destina-se a proferir parecer ao Projeto de Lei 2.338/2023, que “dispõe sobre o desenvolvimento, o fomento e o uso ético e responsável da inteligência artificial com base na centralidade da pessoa humana”.
Turma do STF analisa denúncias contra Grupo 3 de tentativa de golpe – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a analisar, às 9h30, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o Núcleo 3 de acusados de participar da tentativa de golpe de Estado. O grupo é composto por 12 acusados entre militares da ativa e da reserva do Exército e um policial federal.
Turma do STF julga fixação de preços do setor sucroalcooleiro – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) realiza sessão a partir das 14h30. Entre os processos, discussão judicial sobre a fixação de preços no setor sucroalcooleiro, que pode representar impacto fiscal para a União.
Haddad tem reunião com presidente do Banco Central – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá reunião, às 14h com o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo.
Galípolo reúne-se com ministro Haddad e senadores – O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, tem três compromissos. Às 11h, ele tem audiência por videoconferência com representantes da Exante Data e Investidores, no edifício-sede da autoridade monetária, em Brasília, para tratar de conjuntura econômica. Ao meio-dia, ele recebe os senadores Plínio Valério (PSDB/AM), Otto Alencar (PSD/BA) e Vanderlan Cardoso (PSD/GO) para tratar de assuntos institucionais. Rodrigo Teixeira, diretor de Administração, acompanha Galípolo na reunião com os senadores. Às 14h, Galípolo vai ao Ministério da Fazenda para reunião com o ministro Fernando Haddad, para tratar de assuntos governamentais.
Diretores do BC reúnem-se com diretores do Itaú Unibanco – Os diretores do Banco Central Ailton Aquino (Fiscalização), Gilneu Vivan (Regulação), Nilton David (Política Monetária) e Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais) têm reunião às 10h com diretores do Itaú Unibanco. Diogo Guillen, diretor de Política Econômica, participa às 9h da abertura do “Thematic Workshop on Securities Statistics and Recommendation 4 on Climate Finance”, organizado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), European Central Bank (ECB) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Às 11h, ele participa por videoconferência do “Virtual Meeting Agenda for the CCA Consultative Group of Monetary Policy (CGMP)”, organizado pelo BIS. Renato Gomes, diretor de Resolução, participa ao longo do dia do “Digital Money Summit 2025”, organizado pelo Official Monetary and Financial Institutions Fórum (OMFIF), em Londres. Às 10h, no horário local, ele profere palestra no evento.
20/05/2025 07:15:14
— Valor Econômico