Mercado ao Vivo
Bolsa de Valores hoje: Acompanhe notícias do mercado financeiro ao vivo no dia 23/05/2025
Bolsas da Europa têm sinal misto com foco em dados positivos e cenário fiscal nos EUA
Reino Unido: Vendas no varejo sobem 1,2% em abril em base mensal; consenso: +0,3%
Bancos reclamam de falta de diálogo do governo sobre IOF; impacto no crédito é incerto
AGENDA DO DIA: Palestra de Galípolo é destaque
Após a repercussão negativa do decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), os participantes do mercado devem acompanhar a palestra do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, em seminário promovido pela FGV.
No exterior, os invesitdores monitoram os discursos dos dirigentes do Federal Reserve (Fed).
Veja, abaixo, os principais destaques desta sexta-feira:
FGV divulga IPC-S da terceira quadrissemana de maio – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de maio. O IPC-S da segunda quadrissemana de maio de 2025 subiu 0,44% e acumula alta de 4,40% nos últimos 12 meses. Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação cuja taxa de variação passou de -0,29%, na primeira quadrissemana de maio de 2025 para -0,55% na segunda quadrissemana de maio de 2025. Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Alimentação (0,67% para 0,55%), Saúde e Cuidados Pessoais (1,11% para 1,00%), Comunicação (-0,15% para -0,44%) e Despesas Diversas (1,18% para 0,90%). Em contrapartida, os grupos Habitação (0,61% para 0,70%) e Transportes (0,03% para 0,07%) apresentaram avanço em suas taxas de variação. O grupo Vestuário repetiu a taxa de variação de 0,62% registrada na última apuração.
IBGE divulga Censo Demográfico 2022: Pessoas com deficiência – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga às 9h a pesquisa Censo Demográfico 2022: Pessoas com deficiência e Pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista: Resultados preliminares da amostra.
Presidentes do Fed de Saint Louis e de Kansa City proferem discursos – Os presidentes do Federal Reserve de Saint Louis, Alberto Musalem, e de Kansas City, Jeffrey Schmid, proferem discursos às 9h30 (de Brasília).
EUA noticiam permissões de construções em abril – O Departamento do Comércio dos EUA noticia, às 9h30 (de Brasília), os dados finais de novas permissões para construção em abril. A leitura anterior foi de alta de 0,5%, a 1,467 milhão de unidades, na comparação mensal.
EUA informam vendas de casas novas de abril – O Departamento do Censo dos EUA informa, às 11h (de Brasília), os dados de vendas de imóveis residenciais novos de abril. A leitura anterior foi de alta de 7,4%, a 724 mil unidades. As estimativas são de baixa de 4,7%, a 692 mil unidades.
Conselheira do Federal Reserve profere discurso – A membro do conselho do Federal Reserve Lisa D. Cook profere discurso às 13h (de Brasília).
Baker Hughes expõe sondas em atividade nos EUA na semana – A empresa de serviços Baker Hughes expõe, às 14h (de Brasília), seu levantamento semanal do número de sondas de exploração de petróleo em atividade nos Estados Unidos até 23 de maio.
Lula recebe presidente de Angola – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe em seu gabinete no Palácio do Planalto, às 10h, João Lourenço, que vem acompanhado da esposa, Ana Dias Lourenço. Às 10h20 terão reunião restrita e, às 11h, reunião ampliada. Às 12h, os presidentes participam de cerimônia de assinatura de atos e, às 12h15, farão declaração conjunta à imprensa. O presidente e a primeira-dama, Jana Lula da Silva, recebem os convidados em almoço às 13h, no Palácio Itamaraty. Às 14h30, os dois mandatários terão encontro com representantes de produtores rurais, também no Itamaraty. Às 16h, Lula despacha com o chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Marcola.
Turma do STF ouve testemunhas de tentativa de golpe – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) volta a ouvir, a partir de 8h, testemunhas da ação penal do golpe. Destaque para as oitivas da parte da tarde, com Hamilton Mourão, Marcos Sampaio Olsen e Aldo Rebelo.
Haddad reúne-se com Luiza Trajano e presidente do Sindigás – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em São Paulo e terá, às 10h, reunião com Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magalu Cloud, e, às 15h, com Sérgio Bandeira de Mello, presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás).
Galípolo e diretor do BC proferem palestras em seminário da FGV – O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, profere palestra no XI Seminário Anual de Política Monetária promovido pela FGV às 14h no Rio de Janeiro. O diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Paulo Picchetti, também participar do evento e deve palestrar às 16h30.
Diretores do BC têm audiência com representantes de cooperativas – Os diretores do Banco Central de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos, e de Regulação, Gilneu Vivan, têm audiência com o diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob, Marco Aurélio Almada; com o diretor-executivo Enio Meinen e a superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Tânia Zanella. O encontro será às 12h. Antes, às 10h, o diretor de Fiscalização tem audiência apenas com Zanella. O diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, tem audiência com economistas do Itaú às 10h e com economista da Genoa Capital às 11h. O diretor de Política Monetária, Nilton David, tem reunião com Tomás Goulard, economista, e Luiz Eduardo Portella, gestor da Novus Capital às 9h. Às 10h, o compromisso é com representantes da Safra Asset e, às 11h, com representantes da Kapitalo Investimentos. Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, volta ao Brasil após participar de eventos em Londres. Os demais diretores têm previsão de despachos internos.
Mercadante terá reunião com a Aegea e Equipav – O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, estará no Rio de Janeiro e, às 11h30 terá reunião com executivos da Aegea Saneamento e sua controladora, Equipav Saneamento. O restante do dia será de reuniões e despachos internos.
23/05/2025 07:26:53
— Valor Econômico
FECHAMENTO: Bolsas da Ásia têm sinal misto; sentimento melhora diante de negociações comerciais
As bolsas da Ásia fecharam sem direção comum, por um lado refletindo a melhora no sentimento com relação às negociações comerciais, na medida em que a China e os Estados Unidos continuam em contato, enquanto os investidores permanecem preocupados com a situação fiscal dos Estados Unidos.
O índice Nikkei 225 do Japão fechou em alta de 0,47% a 37.160,47 pontos e o índice Kospi da Coreia do Sul caiu 0,06% a 2.592,09 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 0,24% a 23.601,26 pontos e, na China continental, o índice Xangai Composto recuou 0,24% a 3.348,37 pontos. No acumulado da semana, o Nikkei caiu 1,57%, o Kospi recuou 1,32% e o Xangai Composto 0,57%, enquanto o Hang Seng avançou 1,10%.
O Ministério das Relações Exteriores da China informou que autoridades chinesas e americanas concordaram em manter a comunicação após uma conversa por telefone na quinta-feira, em um sinal de que os dois lados estão mantendo comunicações ativas após a trégua comercial no início deste mês.
Além disso, o cenário fiscal dos Estados Unidos segue no radar, após a aprovação na Câmara do projeto de lei de impostos e gastos de Donald Trump que deve elevar a dívida pública. “Os mercados estão recuperando a compostura, após uma semana turbulenta, dominada pela alta dos rendimentos dos títulos públicos e pelas crescentes preocupações com a estabilidade fiscal das principais economias”, diz o IG.
No Japão, as ações subiram apoiadas por dados que mostraram o núcleo da inflação do Japão acelerando para 3,5% em abril, de 3,2% em março e o ritmo mais acelerado em mais de dois anos. As expectativas de aumento de juros pelo Banco do Japão (BoJ) este ano são modestas, em meio aos efeitos das tarifas americanas.
23/05/2025 07:03:41
— Valor Econômico
Ouro tem alta firme em meio à desvalorização do dólar e preocupações com política fiscal dos EUA
Alemanha: PIB sobe 0,4% no 1º trimestre em base trimestral; consenso: +0,2%
Bolsas da Ásia sobem com queda de rendimento de Treasuries
FT: Grandes bancos fazem acordo com Solana
Receba as principais notícias de economia, investimentos e negócios no seu celular! Inscreva-se no canal da Inteligencia Financeira no WhatsApp agora.
Acompanhe diariamente a cobertura sobre bolsa, dólar e juros a partir das 8 horas.
Sugestões, dúvidas e críticas entre em contato com redacaoif@inteligenciafinanceira.com.br