Ibovespa acompanha pessimismo global e tem terceira queda seguida
Preocupação com a guerra na Ucrânia, inflação global e aumento de juros diminui apetite por risco
A B3, Bolsa de Valores brasileira, teve nesta quarta-feira (6) sua terceira queda consecutiva em meio à preocupação com a guerra na Ucrânia, com a inflação global e com a possibilidade de um forte aumento de juros, que poderia arrastar para a recessão dos Estados Unidos ao Brasil.
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, terminou o pregão em baixa de 0,6%, aos 118.227 pontos. A Bolsa de Londres perdeu 1,9% e a de Frankfurt, 0,3%. O mercado americano também teve um dia negativo. Por volta das 17h30, faltando meia hora para o pregão se encerrar, o Dow Jones, da Bolsa de Nova York, caía 0,4%, enquanto o da Bolsa de tecnologia Nasdaq recuava 2,22%.
Parte da queda se explica pela repercussão, entre os investidores, da ata da última reunião de política monetária do Fed (Federal Reserve, o banco central americano). A indicação de que os membros do conselho do banco consideraram aumentar as taxas de juros em 0,5 ponto percentual na reunião de março, que acabou com uma alta de 0,25 ponto, e que altas maiores que 0,25 ponto podem ocorrer nas próximas reuniões ampliou o sentimento de aversão ao risco entre os investidores.
Leia a seguir