Ibovespa tem a pior semana desde outubro por medo de alta de juros nos EUA

No mês de abril, as perdas somam 7,43%

B3, em São Paulo (Foto: Divulgação)
B3, em São Paulo (Foto: Divulgação)

A sinalização feita ontem pelo presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, de que uma alta de juros de 0,50 ponto percentual “está na mesa” para a próxima reunião do banco central americano, disparou uma onda de aversão a risco nos mercados globais que se estendeu até o fim do pregão de hoje. Contaminado pela vulnerabilidade externa, o Ibovespa amargou um dia de perdas expressivas e encerrou sua pior semana desde outubro do ano passado.

A principal referência da bolsa local terminou a sexta-feira em queda de 2,86%, aos 111.077,51 pontos, não muito distante das mínimas intradiárias de 110.618 pontos. O volume financeiro negociado no índice foi de R$ 21,92 bilhões no pregão de hoje, ligeiramente abaixo da média anual de R$ 23 bilhões.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O Ibovespa acumulou perdas de 4,39% na semana, anotando seu pior desempenho desde outubro do ano passado — quando integrantes do Ministério da Economia deixaram seus cargos devido a mudanças no teto de gastos.

Já no acumulado do mês, o índice amarga desvalorização de 7,43%. Das máximas recentes anotadas no dia 1º de abril, o Ibovespa já recuou 8,63%.

A reprecificação dos ativos financeiros observada no pregão desta sexta-feira teve origem nas declarações do presidente do banco central americano, feitas ontem. Em um debate organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Powell abriu caminho para um processo mais célere de altas de juros nos Estados Unidos.

Após os sinais mais duros do líder do BC americano, o que se viu foi uma piora acentuada da demanda por ativos de risco nos mercados globais. Em Nova York, ontem, o S&P 500 caiu 1,48%, o Dow Jones cedeu 1,05% e o Nasdaq recuou 2,07%. Hoje, as perdas foram ainda maiores: 2,77%, 2,82% e 2,55%, na mesma ordem citada acima.

Diferente do que vinha ocorrendo nos primeiros meses do ano, quando o Ibovespa demonstrava força para se descolar dos pares em Nova York, as ações locais também foram duramente penalizadas nesta sexta.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS