Ibovespa exclui IRB, Positivo e SulAmérica e não inclui novas ações na terceira e última prévia do ano

Com isso, o índice passa a ter 89 ativos, ante 92 na carteira anterior

Pessoas observam painel eletrônico da da Bolsa de Valores, com gráfico do Ibovespa (Foto: Marco Ankosqui/Agência O Globo)
Pessoas observam painel eletrônico da da Bolsa de Valores, com gráfico do Ibovespa (Foto: Marco Ankosqui/Agência O Globo)

A terceira e última prévia do Ibovespa para o período entre janeiro e abril do ano que vem, divulgada hoje pela B3, excluiu as ações ordinárias de IRB Brasil ON (IRBR3) e Positivo (POSI3).

A nova carteira também não tem mais as units da SulAmérica (SULA11), que deixaram de ser negociadas após a fusão com a Rede D’Or. Não houve a inclusão de novas ações.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Com isso, o índice passa a ter 89 ativos, ante 92 na carteira anterior.

O papel com maior peso continua sendo Vale ON (VALE3), que passará de 13,697% para 15,728%. Na segunda posição, Itaú PN (ITUB4), que hoje tem 6,101% e passará a ter 6,123%, supera Petrobras PN (PETR4), que cai de 7,306% para 5,956%.

Para entrar no Ibovespa, um ativo precisa atender a critérios como estar entre os ativos que representam 95% de presença em pregão, 0,1% do volume financeiro do mercado à vista e não custar menos de R$ 1. O índice passa por rebalanceamentos na primeira segunda-feira dos meses de janeiro, maio e setembro.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS