- Home
- Mercado financeiro
- Ibovespa
- Ibovespa fecha em forte queda após divulgação da ata do Fed
Ibovespa fecha em forte queda após divulgação da ata do Fed
O Ibovespa amargou forte queda nesta quarta-feira (5) depois que o comitê de política monetária do banco central norte-americano (Fomc) indicou desconforto maior com a inflação. Isso pode fazer com que a autarquia suba as taxas de juros mais cedo e mais rápido que o esperado pelo mercado. Com a notícia pesada no radar, o Ibovespa fechou o pregão em queda de 2,42%, aos 101.005 pontos.
O setor de tecnologia foi o mais afetado, já que é composto por empresas que costumam fazer mais dívida para financiar o cresimento. Locaweb (LWSA3) despencou 12,78% e Méliuz (CASH3) veio logo atrás, com queda de 9%. A Positivo (POSI3) teve desvalorização de 8,69%.
No cenário nacional, o resultado do IPP (Índice de Preços ao Produtor), conhecido como a inflação da indústria, não ajudou. O indicador avançou 1,31% em novembro.
Ao contrário do que aconteceu ontem, a queda do Ibovespa seguiu tendência mundial. O mercado norte-americano ainda não abriu, mas os futuros indicam que o dia tem um clima mais pesado do que o visto nos últimos dois pregões. S&P 500 e Dow Jones recuaram de seus patamares de fechamento mais altos na história. O Nasdaq Composite, que reúne as maiores empresas de tecnologia, teve forte queda de 3,34%.
As bolsas asiáticas também fecharam em baixa hoje pela manhã, com ações de tecnologia recuando depois que a China gigantes do setor como Alibaba, JD e Tencent por aquisições e acordos que violam leis antitruste do país. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,64%, enquanto o japonês Nikkei teve baixa de 0,1%. Na China, o Xangai Composto recuou 1,02% e o Shenzhen Composto caiu 1,74%.
Leia a seguir