O que o Ibovespa mede?
A gente ouve falar do sobe e desce da bolsa, mas o que isso quer dizer?
Mesmo que você não acompanhe o noticiário de economia, aposto que sempre ouve dizer que o Ibovespa caiu ou subiu, que o Dow Jones está em alta ou em baixa, que o Nasdaq aumentou ou diminuiu.
Por intuição, a gente sabe que quando um índice desses sobe, quer dizer que a Bolsa está indo bem; quando cai, ela pode estar indo mal, certo? Tudo bem. Mas você já se perguntou o que esses índices medem? E para que eles servem?
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Antigamente, eu achava que o índice da bolsa de valores, por exemplo, media todas as ações negociadas na B3. Mas não é bem isso. O Ibovespa é um índice que inclui as ações mais negociadas na Bolsa – e não tem TODAS as ações.
Composição do Ibovespa
O Ibovespa é composto por cerca de 90 ações, e cada uma delas tem um peso diferente. Existe toda uma metodologia para escolher as empresas e dar o peso para cada uma delas, e não vem ao caso explicar isso agora. O que importa é entender que o Ibovespa tem uma parte das ações que são negociadas na Bolsa de Valores e serve como se fosse um termômetro.
Isso vale para todos os outros índices de Bolsas que existem no Brasil e no mundo. Cada um deles tem uma fatia das ações que são negociadas e mostram o desempenho daquela Bolsa em uma determinada hora, num dia ou em um período maior de tempo.
Existem também índices específicos para algumas categorias de ativos financeiros, como os de ESG, que são ligados à sustentabilidade e de Small Caps, das empresas menores.
Pronto, agora você pode ir para a mesa do bar e perguntas pras suas amigas e amigos: e aí, pessoal, vocês sabem o que índice Ibovespa quer dizer. Aposto que você vai ser o sucesso da mesa.