Fechar

Privatização da Eletrobras, bolsas em alta no Brasil e EUA, novo lockdown na China

Nesta quarta (23), Isabella Carvalho e Caio Camargo comentam o relatório do TCU que recomenda a privatização da Eletrobrás e outros assuntos importantes para seus investimentos

Empresas citadas na reportagem:

Nesta quarta (23), Isabella Carvalho, repórter da IF, e Caio Camargo, especialista em investimentos, falam sobre o relatório da área técnica do Tribunal de Contas da União, que recomenda a aprovação da segunda e última análise do processo de privatização da Eletrobras. O Manhã Inteligente também conta que as bolsas de valores no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa fecharam em alta e o dólar chegou a bater os R$ 4,90 nesta terça-feira. Na China, uma cidade com 9 milhões de habitantes entrou em lockdown e deixou o mundo em alerta.

Bolsas no Brasil e nos EUA em alta

As bolsas de valores no Brasil, Estados Unidos e Europa fecharam em alta nesta terça-feira. Os ganhos foram liderados pelas ações de bancos, depois de o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmar que a taxa de juros nos Estados Unidos pode subir de forma mais agressiva, o que seria positivo para essas instituições financeiras.

Aqui no Brasil, o mesmo pode estar acontecendo: juros mais altos têm favorecido as ações dos bancos. Ontem, por exemplo, os grandes bancos – Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil – fecharam todos o pregão no campo positivo. Além disso, a Blackrock, maior gestora de fundos do mundo, está aumentando sua participação no banco Inter e na Bradespar, braço de investimentos do Bradesco.

Bons resultados para os shoppings

Parece que as coisas estão melhorando para os shoppings centers. Três das quatro maiores operadoras de shoppings listadas na bolsa de valores divulgaram seus resultados, e a avaliação do mercado é positiva.

Multiplan, Iguatemi e brMalls cresceram no quarto trimestre de 2021, comparado ao mesmo período de 2020. Os resultados variam. A brMalls, por exemplo, teve um aumento de 39,9% na receita, enquanto o Iguatemi cresceu 71,1%. Os resultados foram impulsionados pela flexibilização de medidas contra a Covid-19 e a evolução do pagamento de aluguéis de lojistas.

Aumento da carga de energia elétrica em 2021

A carga de energia elétrica no Brasil cresceu 8% em 2021 com a recuperação das atividades econômicas depois dos impactos sentidos em 2020 pela pandemia. O dado foi apresentado por Rodrigo Limp, presidente da Eletrobras, em uma teleconferência com analistas na tarde de ontem.

Ao todo, a estatal respondeu por cerca de 30% da geração de energia total no país no ano passado. Limp afirmou que o Brasil viveu uma crise hídrica que afetou os reservatórios das usinas hidrelétricas, mas a situação já está melhor.

Lembrando que a companhia divulgou seus resultados do último trimestre na semana passada. O lucro líquido do quarto trimestre de 2021 caiu mais de 50% em relação ao mesmo período de 2020: para 610 milhões de reais.

No momento, a privatização da Eletrobras está em definição no Tribunal de Contas da União, que recomendou a aprovação da segunda e última análise. Limp acredita que as mudanças de nomes nos ministérios do governo nas próximas semanas não devem afetar o processo. A Eletrobras corre contra o tempo para realizar a capitalização e concluir sua privatização no cronograma atual, que prevê a liquidação da oferta de ações até 13 de maio.

Cidade da China em lockdown

Autoridades da China colocaram nesta terça-feira a cidade de Shenyang em lockdown. A ação faz parte dos esforços para conter um surto que está sendo causado pela variante ômicron. A cidade registrou 47 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o que forçou as autoridades a confinarem os seus 9 milhões de habitantes. O mundo todo segue de olho na China para acompanhar a situação da Covid-19 por lá.

Leia a seguir

Leia a seguir