A semana fecha com divulgação do IPCA de agosto e alta dos juros na Europa
Confira os destaques da agenda econômica no Brasil e exterior
O Manhã Inteligente desta sexta (9) trouxe os destaques e o que movimentou a economia nos últimos dias. Começando pelo Brasil, tivemos uma semana econômica mais tranquila por aqui, com um feriado na quarta-feira e os mercados locais fechados.
Na segunda-feira, o Boletim Focus trouxe previsões atualizadas para a economia do país. Para 2022, a estimativa para alta do IPCA foi reduzida pela 10ª semana seguida, de 6,7% para 6,61%. Em relação a 2023, a mediana recuou pela terceira semana consecutiva, de 5,3% para 5,27%
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Falando em IPCA, um dos focos dos investidores nesta semana está na divulgação do índice de inflação de agosto, que aconteceu nesta sexta.
Enquanto isso, no exterior…
O Federal Reserve publicou, na quarta-feira, o Livro Bege, documento que resume a situação econômica dos Estados Unidos. O relatório indicou perspectivas fracas de crescimento econômico no país.
Cinco dos distritos do Fed indicaram um modesto crescimento da atividade econômica, enquanto cinco outros reportaram uma modesta piora. Além disso, altas significativas dos preços foram reportadas em todos os distritos, especialmente em alimentos, aluguéis, serviços públicos e turismo.
Na quinta-feira ainda tivemos o anúncio da decisão de política monetária do Banco Central Europeu. A autoridade elevou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual. A recente piora da crise energética depois do corte de fornecimento do gás russo ampliou as expectativas e a pressão sobre o encontro.
Saiba mais sobre o que movimentou a semana no Manhã Inteligente!