Lula promete Petrobras mais atuante no Rio e investimentos em óleo e gás
Em encontro com prefeito e governador do Rio de Janeiro, Lila disse que Petrobras 'vai voltar a funcionar' no estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu nesta segunda-feira (6), no Rio, investir nas indústrias naval e de óleo e gás. O tema costuma ser uma das principais demandas do Estado na relação com o governo federal.
“Quero dizer a vocês que não apenas eu voltei [ao Rio]. A Petrobras vai voltar a funcionar aqui no Rio de Janeiro. O BNDES vai voltar a fazer investimento no setor produtivo deste país”, disse Lula, durante cerimônia de inauguração do Super Centro Carioca de Saúde, na zona norte do Rio.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
“A gente vai voltar a construir navio outra vez nos estaleiros aqui do Rio. E a gente vai recuperar a indústria de óleo e gás neste país, além de outros projetos importantes que vamos ter para implantar no Rio”, completou o presidente.
Esta é a primeira ida de Lula ao Rio no novo mandato e inaugura a sequência de viagens programadas do presidente pelos Estados. Mais cedo, ele participou da posse de Aloizio Mercadante na presidência do BNDES.
Lula se encontrou com prefeito e governador do Rio
Na agenda com o prefeito Eduardo Paes (PSD), esteve presente também o governador Cláudio Castro (PL), que, apesar de apoiador de Jair Bolsonaro (PL), vem buscando se afastar do bolsonarismo e se aproximar de Lula.
“A gente tem demonstrado aqui no Rio essa maturidade de trabalhar junto. Esse diálogo é o que está fazendo o Rio evoluir tanto”, afirmou Castro.
O prefeito levou consigo, para a inauguração, quase todo o secretariado, incluindo os três petistas que assumiram na semana passada cargos no primeiro escalão municipal. Deputados de diferentes matizes políticos também prestigiaram.
No palco, ao lado de Lula, Paes e Castro, sentaram-se a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Em sua fala, o presidente aproveitou para fazer elogios ao SUS e ataques ao antecessor.
“Vocês não fazem ideia da satisfação, independente de crença política, da gente voltar a ter um presidente da República visitando o Rio de Janeiro, somando forças”, disse o prefeito.
Lula acusa Bolsonaro de ‘negativismo’ sobre vacina
Além das promessas envolvendo a indústria, Lula destacou a importância de um centro de Saúde como o inaugurado hoje, que oferece serviços especializados.
“O povo pobre até tem acesso a uma UPA, às primeiras consultas, mas quando o médico pede para ele visitar algum outro especialista ele não tem. Espera oito meses, um ano, às vezes até morre sem ter o atendimento do especialista”, observou.
Ainda sobre a saúde, voltou a criticar a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia. “Nós tivemos nos últimos tempos a maior campanha que já vi alguém fazer de negativismo de uma vacina. Nunca fui capaz de imaginar que um presidente poderia mentir tão descaradamente sobre vacina”, disse. “O governo é responsável por pelo menos metade das pessoas que morreram de covid.”