Morning call: segunda-feira ‘morna’ vai manter bolsa de valores no caminho da valorização?

Bolsa de valores presta atenção no Boletim Focus e também na temporada de balanços do primeiro trimestre que segue a todo vapor.

Empresas citadas na reportagem:

A bolsa de valores abre a semana de olho sobretudo no Boletim Focus, que traz as previsões do mercado para indicadores econômicos importantes. E é só. Não há no radar muita emoção nesta segunda-feira de uma semana que começa com o olho no feriado de 1º de maio.

Powered by TradingView

De qualquer forma, a semana começa para valer na terça-feira (29). Dando sequência à temporada de balanços, o Santander (SANB11) é o primeiro dos grandes bancos a apresentar os resultados do primeiro trimestre de 2025. E no dia 30 tem WEG (WEGE3).

De qualquer maneira, a bolsa de valores anda bastante animada. Fechou a semana passada com elevação que se aproximou de 4% e chegou aos 134 mil pontos. É uma elevação bastante interessante em relação ao começo do ano, quando a bolsa oscilava em 120 mil pontos. Há um nítido caminho de valorização.

Morning call: como foi o fechamento de sexta?

Em meio a sinais desencontrados sobre o avanço nas negociações entre EUA e China e uma queda mais intensa das ações da Vale, o Ibovespa encontrou dificuldade em anotar uma tendência única e encerrou o dia com leve avanço de 0,12%, aos 134.739 pontos. Durante o pregão, o índice oscilou entre os 134.186 pontos e os 134.992 pontos. Já na semana, o avanço da principal referência acionária do país chegou a 3,93%.

Após a divulgação do balanço da Vale, as ações da companhia encerraram o dia em queda de 2,64%. Segundo especialistas, preocupações com a geração de caixa e com o aumento da dívida líquida expandida podem ter pesado sobre os papéis, assim como as perspectivas incertas para a companhia em meio à guerra comercial entre EUA e China.

Powered by TradingView

Por outro lado, a subida de outras blue chips, como Petrobras e alguns bancos, ajudou a limitar as perdas do índice. As ações PN da petroleira subiram 0,30%, enquanto as units do BTG Pactual foram destaque de alta, com +1,39%.

O volume financeiro negociado no índice foi de R$ 18,8 bilhões e de R$ 24,6 bilhões na B3. Depois de apresentar movimento misto durante parte da sessão, os principais índices americanos voltaram a subir em bloco e fecharam todos no positivo. No fim do pregão, o Nasdaq subiu 1,26%; o S&P 500 teve alta de 0,74%; e o Dow Jones fechou estável, com avanço de 0,05%.

Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas