Morning call: bolsa segue na ‘pegada’ positiva em dia de agenda mais uma vez enfraquecida

Panorama desta terça-feira segue mesma toada de segunda-feira: agenda econômica enfraquecida e expectativa positiva

Fachada de agência do banco Santander no Brasil. Foto: Divulgação
Fachada de agência do banco Santander no Brasil. Foto: Divulgação

A trajetória é positiva. E diante de uma agenda econômica novamente reduzida, o Ibovespa tem tudo para seguir o caminho da alta. Hoje, de importante, importante, apenas a divulgação do IGP-M, que é a inflação do aluguel de abril medida pela FGV.

Pode haver alguma movimentação acima do esperado envolvendo as ações do Santander (SANB11), afinal, a instituição financeira será a primeira de grande vulto a divulgar seus resultados relativos ao primeiro trimestre deste ano. Mas o peso do banco espanhol é muito menor do que o impacto da Vale (VALE3) ou Petrobras (PETR4).

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Importante a gente lembrar que o Ibovespa passa por elevação interessante neste ano. Se o principal índice da bolsa brasileira começou o ano em torno dos 120 mil pontos, agora está pra lá dos 130 mil – conforme o fechamento de ontem deixa claro.

Morning call: como foi o fechamento

Depois de avançar até os 135.709 pontos, o Ibovespa perdeu força ao longo da sessão desta segunda-feira e encerrou em leve alta de 0,21%, aos 135.016 pontos, chegando a tocar os 134.711 pontos, na mínima do dia. Com o recuo das ações da Petrobras e uma alta mais contida das demais blue chips, o índice encontrou dificuldade para manter um movimento positivo mais robusto.

Últimas em Mercado financeiro

A sessão foi de menor liquidez em relação aos outros dias.

Sem direcionadores novos na esfera macroeconômica aqui e lá fora, agentes financeiros atuaram em compasso de espera pelos resultados corporativos, o que potencializou uma sessão de alta mais contida.

Na contramão do recuo nos preços do contrato futuro de minério de ferro em Dalian, as ações da Vale encerraram em alta de 0,35%, em um movimento de correção depois de tombar mais de 2% na sexta-feira.

Ibovespa hoje

Já as ações da Petrobras recuaram: as PN caíram 0,39%, enquanto as ON cederam 0,64%. O dia foi de perdas para os preços de petróleo em meio às incertezas sobre o aumento de produção pela Opep+.

Ações domésticas foram destaque de alta: Lojas Renner (+3,32%), Yduqs (+3,11%), Petz (+2,65%) e Cyrela (+2,45%). Já a maior valorização ficou para os papéis da Automob, que subiram 8,33%, com a notícia de que o conselho de administração aprovou a proposta de grupamento das ações ordinárias.

O volume financeiro do Ibovespa na sessão foi de R$ 14,6 bilhões e de R$ 20,5 bilhões na B3.

Após um dia volátil, os principais índices americanos encerraram mistos: o Dow Jones subiu 0,28%; o S&P 500 avançou 0,06%; e o Nasdaq cedeu 0,10%.

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS