IF Hoje: Mercado reabre meio período com investidor de olho nos dados do Boletim Focus e da ata da última reunião de juros do Fed
A chuva no litoral norte paulista interditou dez pontos da rodovia Rio Santos; O governo publicou decreto de calamidade pública em seis cidades do litoral
A Quarta-feira de cinzas chega bastante cinzenta no Brasil. As chuvas acima da média e as 46 mortes no litoral norte de São Paulo (45 em São Sebastião, cidade mais atingida da região, e uma em Ubatuba, segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil) encobriram o brilho dos festejos de Momo. Aqui no mundinho financeiro, a bolsa de valores e os bancos abrirão hoje somente a partir das 13h, assim como as repartições públicas das três esferas.
O Boletim Focus, do Banco Central, que traz as projeções semanais do mercado sobre a economia brasileira será divulgado às 14h, enquanto o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, viaja para Bangalore, na Índia, onde participa de reuniões com presidentes dos bancos centrais do G20.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, o volume de chuva entre sábado e domingo superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do litoral norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba).
O presidente Lula, governador Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, anunciaram um trabalho em conjunto na segunda-feira. Segundo dados, mais de 50 casas desabaram na cidade e mais de 560 pessoas precisaram deixar suas casas no litoral.
Lula defendeu uma ação conjunta para enfrentar a tragédia, e falou em construir casas em “terrenos seguros” para famílias da região e acionar linhas de crédito como a do Minha Casa, Minha Vida.
Simone Tebet, ministra do Planejamento, afirmou que as famílias afetadas terão direito a fazer o saque do FGTS. Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, decidiu antecipar o pagamento do Bolsa Família às pessoas afetadas pelas chuvas.
Mercados
As bolsas de Nova York fecharam em forte queda na terça-feira (21), cerca de 2%, na volta de um feriado nos EUA que manteve os mercados locais fechados na segunda-feira (20).
O dólar terminou a tarde de ontem em alta ante o euro e iene, mas em baixa na comparação com libra. Na véspera da divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), a perspectiva de que o BC americano terá que deixar as taxas de juros em um patamar alto por mais tempo do que o esperado anteriormente continua em foco.
Do outro lado do Atlântico, índices de gerentes de compras (PMIs) do Reino Unido influenciaram os negócios da moeda local.
Agenda dos indicadores
Na Europa, hoje é dia dos dados de inflação ao consumidor de janeiro e de 12 meses na Alemanha, Itália e no bloco econômico da União Europeia.
De madrugada Hong Kong divulga seu PIB do 4º trimestre e do ano de 2022.
A Argentina divulga seus dados da balança comercial por volta das 16h.
No Brasil, os principais indicadores serão divulgados na sexta-feira, depois de amanhã. Às 9h o IBGE revela os dados de inflação medida nos primeiros 15 dias do mês, com o IPCA-15 de fevereiro.
No mesmo dia, o BC divulga a taxa de investimentos estrangeiros diretos (projeção de US$ 5,70 bi) e a taxa de Transações Correntes. A FGV divulga os dados de Confiança do Consumidor às 8h.
Nesta quinta-feira (23) os Estados Unidos reportarão seus dados mais relevantes da semana. O PIB do 4º trimestre e a inflação medida pelo Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE). Além disso, o índice composto do Fed Kansas City e dados do estoque de petróleo e derivados.
As projeções médias do mercado são de alta de 2,9% no PIB do 4º trimestre e de elevação de 3,90% no núcleo do PCE, também do 4º tri, e de 200 mil pedidos de seguro desemprego.