IF Hoje: Nova meta de crescimento chinesa; a situação do mercado de automóveis no Brasil; Lula in call com Charles e mais
Com a agenda do investidor você começa bem o dia sabendo o que vamos acompanhar nas notícias e nos dados econômicos
O investidor começa esta semana de olho no boletim Focus, do Banco Central do Brasil. Esta edição traz as expectativas dos agentes econômicos sobre a economia brasileira para o atual triênio (23-25). Semana após semana os indicadores não estão melhorando, o que revela uma boa dose de desconfiança com o governo e a economia do país.
Também nesta segunda, 6 de março de 2023, a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – divulga seu relatório mensal com dados de produção e vendas de automóveis no mercado brasileiro. O setor é um dos mais importantes da nossa indústria e por isso também serve como um termômetro para a economia.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
A previsão da entidade é de vender 3% a mais de veículos em 2023, no entanto, a venda de veículos pesados pode encolher para 11% em comparação ano passado.
O mercado financeiro também monitora as notícias da China e dos Estados Unidos. Meta mais fraca de crescimento na China afeta as commodities, enquanto Nova York projeta semana forte, com o payroll de fevereiro (na sexta-feira), Livro Bege (na quarta-feira) e a ida do presidente do banco central dos EUA, Jerome Powell, ao Congresso, onde apresentará o relatório de política monetária, amanhã no Senado e depois de amanhã na Câmara.
A agenda testará a recente esperança dos investidores em Nova York de que o juro não passará dos 5,5%, e que há uma chance de pausa no segundo semestre.
Qual a meta de crescimento da China em 2023?
A reação do mercado financeiro com o Gigante asiático precisa ser acompanhada de perto, uma vez que ontem, domingo, 5 de março, foi anunciada a nova meta de crescimento do país para 2023: aproximadamente 5%.
Primeiro-ministro do país, Li Keqiang anunciou além do número, um plano para retomada econômica chinesa, após o fim das restrições da política de “covid-zero” adotada pelo país durante a pandemia.
Ou seja, o plano de retomada da China deve priorizar a expansão do consumo e o aumento da renda familiar. Investidor deve ficar atento, uma vez que em 2022 a economia chinesa cresceu 3%, isto é, o segundo pior desempenho desde 1976, quando houve a saída de Mao Tse-tung e a ascensão de Deng Xiaoping ao poder.
Rei Charles III e Lula in call
O presidente Lula conversa hoje, por telefone, com o rei da Inglaterra, Charles III. O horário ainda não foi confirmado. A expectativa é que o monarca convide Lula para sua cerimônia de coroação que vai acontecer em maio na tradicional Abadia de Westminster.
Além disso, pode haver também nesta segunda uma definição sobre o futuro do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que será decidido após uma reunião com o presidente Lula e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Juscelino deve explicações sobre ter utilizado aviões da FAB para uso pessoal. Ele pode ser demitido, segundo informações O Globo.
Entre 1 e 4 de março, último sábado, aconteceu nos Estados Unidos o CPAC, um congresso voltado ao público conservador. Foi lá que ficou exposta uma fratura no Partido Republicano, pois ele está dividido entre o ex-presidente Donald Trump e o atual governador da Florida, Ron de Santis. Nesse mesmo evento, Bolsonaro sinalizou querer disputar as eleições presidenciais brasileiras em 2026.
Hora a hora em 6 de março de 2023
Às 8h25, o Banco Central divulga o Boletim Focus. Isto é, o investidor vai receber os dados da mediana das projeções do mercado sobre os principais indicadores macroeconômicos do país para 2023, 2024 e 2025.
Às 9h, a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – divulga os números de produção e de venda de veículos no Brasil de fevereiro.
Sem horário definido, a Suíça vai divulgar o Índice de Preço do Consumidor (IPC) mensal também de fevereiro. A projeção é de alta de 0,4% no mês e 3,1% no acumulado de 12 meses.
Mais dados econômicos: Reino Unido, Alemanha, União Europeia, Itália e França tem pesquisa PMI do setor de Construção. Valores acima de 50 indica a expansão da produção na indústria da construção, enquanto que valores inferiores a 50 indicam contração.
União Europeia divulga também os dados de confiança do investidor e vendas no varejo referente a janeiro.
Temporada de balanços do dia
Resultados da Neogrid (NGRD3), Pague Menos (PGMN3) e Ferbasa (FESA4).