- Home
- Mercado financeiro
- Morning Call
- IF HOJE: Dados da indústria e PEC dos Precatórios podem mexer com seus investimentos nesta quinta
IF HOJE: Dados da indústria e PEC dos Precatórios podem mexer com seus investimentos nesta quinta
Dados sobre a indústria em setembro e em outubro que serão divulgados nesta quinta-feira (4) são uma importante métrica sobre a saúde da economia brasileira e podem mexer com os mercados.
O primeiro indicador é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), às 9h, sobre a produção industrial no país em setembro. O mercado espera uma contração mensal de 0,3% em relação a agosto, quando o setor encolheu 0,7%. Na comparação anual, a queda esperada é maior, de 4%.
Às 10h, o IHS Markit divulga o PMI (índice gerente de compras, na sigla em inglês) de outubro sobre o setor de serviços e sua composição com o setor industrial. O dado também sinaliza a contração ou expansão dos setores, mas com uma metodologia diferente.
Como afeta seus investimentos?
Se os números vierem piores do que o esperado, os ativos brasileiros podem se desvalorizar. Ou seja, a Bolsa de Valores pode cair e o dólar, subir.
PEC dos Precatórios
A aprovação da PEC (proposta de emenda constitucional) dos Precatórios na Câmara dos Deputados na noite de quarta (3) também deve repercutir no mercado financeiro nesta quinta. O projeto foi aprovado em primeiro turno com uma pequena margem: quatro votos. A PEC autoriza o governo não pagar parte de suas dívidas judiciais (os precatórios) e altera o teto de gastos para permitir mais despesas em 2022, ano eleitoral, como o pagamento de R$ 400 para 20 milhões de famílias carentes.
A discussão, agora, é: o projeto vai passar no segundo turno? E no Senado? Até o trânsito definitivo, esse assunto pode provocar bastante volatilidade no mercado ainda.
Como isso afeta seus investimentos?
O aumento de despesas fora do teto de gastos, tido como âncora fiscal do país, passa uma mensagem de irresponsabilidade fiscal para investidores, o que desvaloriza ativos brasileiros, como o real. Com medo que o Brasil não honre seus compromissos, os investidores cobram mais caro para colocar dinheiro no país.
Mais acontecimentos para prestar atenção hoje
9h30: o governo dos EUA divulga o número de pedidos contínuos por seguro-desemprego no país
10h: o IHS Markit divulga o PMI composto e de serviços de outubro.
Leia a seguir