IF Hoje: IBC-Br tem segunda queda seguida, inflação ao produtor dos EUA supera expectativas
Índice de Preços ao Produtor dos EUA era muito aguardado após susto com inflação ao consumidor, divulgada na quarta (13)
Na agenda local, o o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) é o indicador mais relevante do dia, enquanto, nos Estados Unidos, é o índice de preços ao produtor (PPI) no país.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) caiu 0,11% em maio, na comparação dessazonalizada com abril, conforme divulgado nesta quinta-feira (14) pela autoridade monetária. Em abril, o indicador teve queda de 0,64% (dado revisado de queda de 0,44%).
O resultado de maio veio abaixo da mediana das estimativas colhidas pelo Valor Data, de estabilidade, com intervalo das projeções, de -1,1% a +0,9%. Em relação a maio do ano passado, por sua vez, houve alta de 3,74%. Em 12 meses, o IBC-Br subiu 2,66%. Devido às constantes revisões, o indicador acumulado em 12 meses é mais estável do que a medição mensal.
Por fim, na média móvel trimestral, usada para captar tendências, o IBC-Br teve alta de 0,08% em relação aos três meses encerrados em abril.
Nos EUA, o índice de preços ao produtor (PPI), que mede a inflação no atacado, ficou em 1,1% em junho na comparação com maio, segundo o Departamento do Trabalho americano. Nos 12 meses encerrados em junho, o PPI registrou inflação de 11,3%. As expectativas do mercado eram de um índice mensal de 0,8% e anual de 10,7%.
Leia a seguir