IF HOJE: mercados ainda não digeriram juros mais altos

Bolsas devem ter mais um pregão de queda nesta segunda-feira (9)

Fundos quantitativos, como o Medallion de Jim Simons, se destacam por sua capacidade de minimizar os vieses comportamentais que frequentemente afetam os gestores tradicionais
Fundos quantitativos, como o Medallion de Jim Simons, se destacam por sua capacidade de minimizar os vieses comportamentais que frequentemente afetam os gestores tradicionais

Após uma semana de altas de juros que derrubaram as Bolsas de Valores do Brasil e dos Estados Unidos, os mercados financeiros continuam mostrando nervosismo à espera de dados inflacionários em ambos os países nesta semana.

No início da manhã desta segunda-feira (9), as Bolsas europeias operam em queda – a de Paris e a de Frankfurt recuam cerca de 2% – e os índices futuros de Nova York também apontam para um começo de semana em baixa.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Os mercados de ativos de risco estão em baixa com o ciclo de aumento de juros. Além da nova alta de taxas na semana passada, analistas precificam novas elevações para conter a forte inflação. Nesta quarta (11), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de abril. Nos EUA, será divulgado o CPI (Índice de Preços ao Consumidor) de abril.

Se os mercados continuarem precificando juros e inflação em patamares elevados, a tendência é que a queda das Bolsas continue.

Fique por dentro:

Com inflação e juros em alta, produção de eletrodomésticos cai 25% no 1º tri

Com inflação e juros em alta, a produção de eletrodomésticos começou 2022 em queda superior a 20%. O segmento, que já vinha sofrendo com a dificuldade de acesso a insumos e aumento de custo por causa de desorganização da cadeia produtiva e elevação dos preços de commodities trazidos pela pandemia, sente cada vez mais o orçamento apertado do consumidor, corroído por mais gastos com alimentos, energia e combustível. No primeiro trimestre, a produção de eletrodomésticos caiu 25,3% em relação a igual período do ano passado, segundo informações detalhadas da pesquisa de produção industrial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o terceiro trimestre seguido de queda no indicador.

Discretamente, empresas de tecnologia chinesas reduzem negócios com a Rússia

As empresas de tecnologia chinesas estão recuando, sem alarde, de fazer negócios na Rússia, pressionadas pelas sanções americanas e pelos fornecedores, apesar dos apelos de Pequim para que resistam à coação externa. Várias grandes empresas estão reduzindo as remessas na Rússia, onde as companhias de tecnologia dominam o mercado de muitos produtos, sem fazer qualquer anúncio público, segundo reportagem da Dow Jones Newswires. Entre elas estão a gigante dos PCs Lenovo Group e a fabricante de smartphones e outros dispositivos eletrônicos Xiaomi.

Para acompanhar hoje:

  • 09h45: discurso de Bostic, membro do FOMC
  • 11h índice de tendência de emprego nos EUA em abril
  • 11h: vendas no atacado dos EUA em março

Balanços de: Azul, Banco ABC Brasil, BTG Pactual, Caixa Seguridade, CBA, Itaú Unibanco, Assaí (Sendas), Aura Minerals, BB Seguridade, Blau Farmacêutica, CM Hospitalar (Viveo), Grupo Mateus, Iochpe Maxion, Méliuz, Mitre, Sinqia, Technos, Via e Terra Santa Agro

(Com Valor Econômico)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS