Mercado começa semana de olho na prévia do PIB e em busca de ações defensivas

Empresas citadas na reportagem:
O morning call indica que a semana começa com força total. Assim, embora se espere que a segunda-feira (17) seja movimentada, daqui em diante deve haver tranquilidade nos mercados. Deve, importante salientar. Afinal, se a agenda econômica é resumida e diminuta, uma ou outra surpresa sempre pode varrer o mercado. Principalmente quando Brasília anda agitada por conta da queda de popularidade do presidente Lula.
Assim, a segunda apresenta como principal destaque a divulgação do IBC-Br. O dado sobre atividade econômica de dezembro e, portanto, a informação consolidada do ano, é considerado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
Dado que ‘antecipa’ PIB é muito importante
Então, o dado é considerado muito importante. O arrefecimento do crescimento da economia será importante para conter a inflação, que está fora da meta, e reduzir a pressão nos juros. A Selic está em 13,25% e deve ganhar em breve mais um aumento de um ponto percentual. Quer saber mais sobre a semana? Basta clicar aqui.
Dessa forma, espera-se que o balanço da Vale (VALE3) possa fazer algum preço no mercado. A mineradora acabou de revelar investimento de R$ 70 bilhões no Brasil. Mas a Vale segue enfrentando desafios relacionados com a China. A economia do país asiático patina. E como se trata de seu principal cliente, a Vale vai junto para um período de incerteza. Bem, isso na visão do mercado.
Bolsa de valores terminou a semana bem
Dessa maneira, a bolsa de valores terminou a sexta-feira em alta consistente. Esse movimento teve relação direta com a queda de popularidade do presidente Lula. A aprovação despencou para 24%. Foi o pior resultado de todos os três mandatos do presidente, segundo o Datafolha. O mercado gostou. O Ibovespa subiu 2,70% e o índice chegou aos 128 mil pontos.
Assim, a bolsa segue sua trajetória de recuperação em 2025. O índice começou o ano na casa dos 120 mil pontos. Está em 128 mil e tem gente que aposta que o índice chegará a 145 mil em dezembro?
A ver.
Morning call: em quais ações prestar atenção agora?
Então, diante de uma semana com agenda esvaziada, em quais ações apostar?
Para Marcelo Bolzan, planejador financeiro e sócio da The Hill Capital, é hora de olhar para uma carteira defensiva. Para ele, assim, WEG, Suzano e outras ganham importância. Quer conhecer todas as ações recomendadas pelo analista? Basta clicar aqui.
Leia a seguir