- Home
- Mercado financeiro
- Morning Call
- Morning call: bolsa busca manter desempenho da semana passada em dia de Boletim Focus
Morning call: bolsa busca manter desempenho da semana passada em dia de Boletim Focus
O morning call de hoje (27) começa indicando se a bolsa de valores será capaz de manter o bom desempenho da semana passada, quando encerrou o período com alta acumulada de 0,60%. No ano, a alta supera os 14%. Aliás, importante lembrar que o Ibovespa fechou a última sessão da semana passada com queda de 0,84% – a 125.517,27 pontos.
Simultaneamente, o dólar fechou em queda de 0,17%, isso em relação ao real, e está cotado a R$ 4,8984. Na semana passada o dólar subiu discretamente, perto de 0,1%.
O calendário econômico desta segunda-feira (27) revelará indicadores importantes. Como sempre ocorre, há a divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central. Mas será tornada pública, também, a arrecadação federal de outubro pela Receita Federal.
Além disso, a semana ainda pode reservar decisões importantes no campo político, com a possível votação do projeto de taxação de fundos offshore e exclusivos no Senado, e a definição do calendário para a apreciação final da reforma tributária.
O encontro entre a chanceler designada para a Argentina, Diana Mondino, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, também pode refletir no mercado hoje. Vieira disse que Mondino deseja um Mercosul maior e mais forte, mas colocou em dúvida a participação do país vizinho nos Brics.
Importante o investidor ficar de olho também no comportamento das bolsas de Nova York durante o dia após uma semana com feriado do Dia de Ações de Graças e uma sessão abreviada na última sexta-feira. O índice Dow Jones encerrou o pregão com alta de 0,33%, a 35.390,15 pontos. O S&P 500 subiu 0,06% (4.559,34 pontos) e o Nasdaq perdeu 0,11% (14.250,85 pontos).
Bolsas asiáticas
Os mercados acionários da Ásia fecharam com sinal negativo, no morning call desta segunda-feira, com perdas em Xangai e também em Tóquio.
Na China, por outro lado, um indicador mostrou crescimento no lucro industrial em outubro, na comparação anual, mas nas bolsas o sentimento foi negativo, com ações de incorporadoras novamente em foco.
China
O lucro industrial da China cresceu 2,7% em outubro, ante igual mês do ano passado, segundo dados oficiais. Assim, a alta foi a terceira consecutiva. Mas o impulso foi menor que o ganho anual de 11,9% visto em setembro. Entre janeiro e outubro, o lucro industrial na China cai 7,8% ante igual intervalo de 2022.
A Bolsa de Xangai fechou em queda de 0,30%, em 3.031,70 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,38%, a 1.980,77 pontos.
Ações do setor imobiliário e também de fabricantes de bebidas estiveram sob pressão. Vantone Neo Development Group liderou as baixas, com queda de 10%, enquanto Zhuhai Huafa Properties caiu 3,7% e Poly Developments, 2,5%.
Entre as fabricantes de bebidas, Kweichow Moutai e Shanxi Xinghuacun Fen Wine Factory caíram 0,8% e 1,5%, respectivamente.
Já ações ligadas ao carvão e a semicondutores subiram. Em foco, Chongqing Changan Automobile subiu 10% ante o plano da empresa de uma joint venture com a Huawei.
Japão
Em Tóquio, o índice Nikkei registrou baixa de 0,53%, a 33.447,67 pontos. Houve potencial realização de lucros, após ganhos recentes, e a força do iene afetou ações de exportadoras japonesas neste morning call.
Por outro lado, entre os piores desempenhos dos integrantes do Nikkei, Mitsubishi Heavy Industries caiu 5,0%, Zensho Holdings recuou 4,6% e Sumitomo Metal Mining, 3,8%.
Coreia do Sul
O índice Kospi, da Bolsa de Seul, fechou em queda de 0,04%, em 2.495,66 pontos. Papéis ligados ao setor financeiro e à indústria estiveram entre as baixas. LG Energy Solution caiu 1,8% e Samsung C&T, 0,8%. KB Financial registrou baixa de 2,4%, e KakaoBank, de 1,2%.
Hong Kong
Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou baixa de 0,20%, a 17.525,06 pontos. Em Taiwan, o índice Taiex caiu 0,87%, em 17.137,42 pontos.
Bolsa de Oceania
Na Oceania, em Sydney o índice S&P/ASX 200 recuou 0,76%, em 6.987,60 pontos, com quase todos os setores em baixa. O índice da bolsa australiana registrou a mínima de fechamento em duas semanas. Ações ligadas ao ouro subiram, mas houve fraqueza em mineradoras de lítio e minério de ferro. Ações de redes de supermercados e papéis ligados ao álcool também recuaram.
Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo
Leia a seguir