- Home
- Mercado financeiro
- Negócios
- ArcelorMittal inaugura expansão de fábrica em Santa Catarina
ArcelorMittal inaugura expansão de fábrica em Santa Catarina
A ArcelorMittal inaugura nesta quarta-feira (13) a expansão da unidade de Vega, em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Com investimento de R$ 2 bilhões desde 2021, a fábrica será a primeira fora da Europa a produzir o Magnelis, solução em aço desenvolvida pela multinacional voltada para aplicações que exigem alta proteção contra corrosão, como estruturas de placas solares.
Esse é o maior investimento de uma empresa privada no Estado de Santa Catarina, de acordo com Jorge Adelino, vice-presidente de operações da ArcelorMittal Aços Planos na América Latina. “A unidade vai não só aumentar o volume como também diversificar nossos produtos”, disse o executivo em entrevista coletiva antes da inauguração.
A nova linha de galvanização e recozimento contínuo de aço, que será inaugurada nesta quarta, aumenta a capacidade instalada da unidade de 1,6 milhão de toneladas para 2,2 milhões de toneladas por ano.
Conforme Adelino, a ArcelorMittal é responsável por 42% da produção de aços planos e longos no Brasil. As operações no país representam 25% do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) do grupo.
Eduardo Zanotti, vice-presidente comercial de aços planos da AcelorMittal, disse que o Magnelis tem uma resistência à corrosão que faz com que seja importante para estruturas muito expostas e de baixa manutenção, como estruturas de painéis solares, telhas e aplicações mais nichadas, como postes utilizados no cultivo de uva.
“A unidade é toda dedicada para o mercado doméstico, mas se houver oportunidades em outras regiões também vamos atender”, disse Zanotti. Conforme o executivo, a unidade tem exportações correntes para a Argentina, com volumes regulares especialmente para indústria automobilística. A unidade de Vega iniciou a operação em 2003.
O Magnelis começou a ser importado da Europa em 2020 e, por isso, já tem mercado consumidor.
*A repórter viajou a convite da ArcelorMittal
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir