Bradesco (BBDC4) aposta no ‘CDB Fácil’ e quer turbinar consignado privado
Empresas citadas na reportagem:
O Bradesco (BBDC4;BBDC3) quer turbinar a concessão de crédito consignado privado a partir de maio, disse o Banco Safra em relatório.
Os analistas do Safra se reuniram com a diretoria executiva do Bradesco na segunda-feira (24). Para 2025, a intenção do banco é manter o lucro líquido ajustado em R$ 22,3 bilhões.
O Ministério do Trabalho e Emprego espera que a nova modalidade de empréstimo consignado para empregados da iniciativa privada movimente até R$ 120 bilhões nos primeiros meses de negociação.
Os três gatilhos para as ações do Bradesco (BBDC4) em 2025
O diretor de relação com investidores do Bradesco, André Carvalho, afirmou a investidores, incluindo analistas do Safra, que o Bradesco tem três gatilhos claros para crescer em 2025.
O primeiro elencado por Carvalho é a economia do Brasil sob juros mais altos. A segunda, disse o executivo, é o crescimento consistente na operação. O terceiro gatilho de crescimento é a boa execução do plano estratégico do banco.
Assim, o aumento de receitas projetado pelo Bradesco é de 4% a 8% no ano. O executivo vê um ambiente mais favorável para repassar spreads de crédito (diferença entre os juros que um banco paga para captar recursos e os juros que cobra ao emprestar dinheiro).
A avenida para melhorar a receita, segundo Carvalho, vem do cenário de juros mais altos na economia. A Selic elevada tornaria a demanda mais rígida por crédito bancário, o que facilita o repasse de custos mais rápido.
Além disso, a despesa de originação de crédito do Bradesco (BBDC4;BBDC3) deve cair porque menos empresas devem aderir ao crédito em 2025. O executivo citou especialmente menor originação para setores de veículos, construção, e bens de capital.
‘CDB fácil’ acrescenta ao funding do Bradesco para 2025
O banco vem colhendo frutos da estratégia do “CDB Fácil”, afirmou Carvalho e, portanto, deve aplicar parte do que foi arrecadado na captação do produto para financiar operações em 2025.
O Bradesco (BBDC4;BBDC3) lançou a oferta de título bancário de emissão própria e de fácil acesso ao consumidor, com o objetivo de melhorar oferta de liquidez para o cliente.
Com isso, o banco quer aumentar a captação de recursos. O ‘CDB Fácil’ pode baixar o custo necessário para o financiamento do Bradesco. Ou seja, reduzir o seu custos de capital. Além disso, pode impulsionar a operação do banco no ano corrente, explicou André Carvalho.
Desde a criação do Bradesco Principal, novo nome da divisão que atende clientes de alta renda do banco, em novembro de 2024, o banco informou que migrou 50 mil clientes para o segmento até março deste ano. Os executivos disseram a analistas do Safra que esperam a transferência adicional de 500 a 800 mil clientes até o final de 2026.
Mesmo assim, analistas dizem que “apesar de expectativas altas, não deve haver ganhos materiais” da migração de clientes em 2025.
“Dado que o Bradesco precisa ajustar a operação e treinar pessoal na fase de implementação (do Principal)”, elencou o Safra.
Leia a seguir