EUA investigam causa de explosão de Cybertruck da Tesla em frente a hotel de Trump

Incidente provocou a morte de uma pessoa e elevou os temores de uma nova ação terrorista no primeiro dia do ano

Um Tesla Cybertruck explodiu depois de pegar fogo do lado de fora do Trump Hotel de Las Vegas, causando a morte de uma pessoa e elevando os temores de uma nova ação terrorista no primeiro dia do ano. Emissoras de TV disseram que o caso era investigado como um possível ato de terror.

O xerife do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, Kevin McMahill, disse em entrevista que, além da pessoa morta que estava no interior do veículo, outras sete vítimas que estavam no entorno do edifício sofreram ferimentos leves na explosão.

Eric Trump, vice-presidente executivo da Trump Organization — dona do hotel — e filho do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, postou sobre o incidente no X, mas evitou especular sobre possíveis causas. O presidente eleito, que toma posse dia 20, não estava no edifício.

Elon Musk, CEO da Tesla e futuro cossecretário de Inovação nomeado por Trump, disse que a fabricante de carros elétricos estava investigando o incêndio.

“Toda a equipe sênior da Tesla está investigando esse assunto agora”, disse ele em um post na rede social X, acrescentando: “Nunca vimos nada parecido com isso”.

Explosão de Cybertruck: novo ato terrorista?

McMahill disse que o Cybertruck fabricado em 2024 parou na frente do edifício às 8h40, horário local. Ele disse que a polícia estava ciente do ataque na Bourbon Street, em Nova Orleans, que ocorreu nas primeiras horas do dia e de relatos do FBI sobre um dispositivo explosivo encontrado no veículo usado naquele ataque.

“Como se pode imaginar, com uma explosão aqui na icônica Las Vegas Boulevard, estamos tomando todas as precauções que precisamos para manter nossa comunidade segura. Estamos procurando dispositivos secundários”, afirmou.

Um funcionário, sob condição de anonimato, disse à rede de TV ABC que cartuchos parecidos com fogos de artifício foram encontrados no carro. A informação não foi confirmada oficialmente.

Em 2024, a Agência Nacional de Segurança do Transporte (NTSB, pelas iniciais em inglês) abriu em 2024 uma investigação sobre um acidente e incêndio envolvendo um caminhão elétrico Tesla em uma rodovia da Califórnia.

Especialistas em automóveis dizem que os incêndios em veículos elétricos queimam de forma diferente da que costuma ocorrer em carros com motores de combustão interna — que geralmente causam chamas mais difíceis de se extinguir.

Trump foi alvo de duas tentativas de atentado antes das eleições de 2024. Em julho, num comício na Pensilvânia, foi atingido por um tiro de raspão. Em setembro, um suspeito foi preso após passar horas escondido entre arbustos de seu clube de golfe em Palm Beach, na Flórida.

Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir