- Home
- Mercado financeiro
- Negócios
- ‘Lidar com pessoas é a coisa mais fascinante em uma empresa’, diz Fábio Barbosa, CEO da Natura & Co.
‘Lidar com pessoas é a coisa mais fascinante em uma empresa’, diz Fábio Barbosa, CEO da Natura & Co.
Sabe aquele perfil de empresário que pensa além dos números, ou seja, busca o equilíbrio entre as finanças da empresa e a questão social e ambiental?
Pois bem.
Este é Fábio Barbosa, CEO da Holding Natura & Co (NTCO3), que congrega as marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop.
Aliás, Barbosa foi um dos primeiros empresários a mencionar este assunto ainda quando o termo ESG nem havia sido criado.
“Um banqueiro chegou para mim um dia e falou: ‘olha, eu não sei se você abraça árvores ou não, mas eu estou vendo que o Banco Real (comprado pelo Santander em 2008 e que teve a transição entre as marcas finalizada em 2010) está indo (bem), acho que vou começar a fazer a mesma coisa’. Foi aí que eu vi que estávamos na direção certa”, lembra.
Por tudo isso – e também por ter assumido a liderança da Natura há alguns meses – Fábio Barbosa é o entrevistado deste mês no nosso Visão de Líder.
Um pouco do Fábio Barbosa
E todo este olhar do CEO da Natura para a questão ambiental e impacto social, provavelmente, vem muito de suas experiências profissionais.
Afinal de contas, Fábio Barbosa começou a carreira na Nestlé, onde trabalhou por 12 anos, tanto no Brasil, quanto na Suíça e nos Estados Unidos, e em várias áreas, como finanças e controladoria.
Foi presidente do Banco Real, do Santander Brasil, da Febraban e do grupo Abril.
No Santander, foi o responsável pela abertura de capital do banco na bolsa brasileira, em 2009. Além disso, faz parte do conselhos de administração da Endeavor, do Itaú Unibanco, do Insper e da Fundação das Nações Unidas (ONU)
Natura em números
Dessa forma, agora, como CEO da Natura, Barbosa precisa administrar uma empresa com números parrudos, como:
- A maior empresa de beleza do Brasil;
- 4ª maior fabricante de cosméticos do mundo;
- Receita líquida de R$ 37 bilhões (de setembro de 2021 a setembro de 2022)
- 30 mil colaboradores;
- 2 milhões de consultoras;
- Em 2013, comprou a marca de cosméticos de luxo Aesop;
- Em 2017, comprou a Body Shop;
- Em 2019, adquiriu a Avon.
Missão
Então, ao olharmos para esses números, não teria como deixar de lado alguns dados que vêm marcando a Natura. Entre agosto de 2021 e agosto de 2022, por exemplo, o valor de mercado da empresa caiu quase 52%.
Dessa forma, a pergunta que não quer calar é: qual é a missão de Fábio Barbosa na Natura?
“Estou no conselho da empresa desde 2016 e eu tenho grande admiração pelos fundadores. Minha missão é manter a marca Natura com uma forte demandada”, falou Fábio Barbosa nesta entrevista.
O executivo reforçou ainda que “os investimentos internacionais como The Body Shop e Avon trouxeram complexidade e estamos buscando simplificar”. “A Aesop foi um investimento de muito sucesso e por isso podemos levantar capital com a venda de uma participação. Esse dinheiro serviria para reforçar a estrutura de balanço.”
E tem mais conversa
Ainda sobre a companhia, Barbosa declarou que 2023 será o ano para acertar as finanças da Natura. “Algumas aquisições que fizemos acabaram por ser mais complicadas do que pareciam ser”, disse ele. “No momento estamos estudando formas de reequilibrar a estrutura de capital e poderemos vender participação na Aesop, conforme já anunciado.”
O executivo tem uma maneira bacana de admirar um dos jogadores de futebol mais aplaudidos do mundo. “Sou Pelezista”, diz ele, em referência a Pelé, falecido no final de 2022.
Do amor ao Pelé nasceu o amor ao Santos, seu time de coração, com o qual colaborou com iniciativas para melhorar a gestão do clube.
Viu só quanta coisa interessante Fábio Barbosa comentou?
E saiba que isto foi apenas um pequeno trecho da entrevista.
O CEO da Natura, além de falar sobre a empresa, impacto ambiental e social, também comentou sobre engajamento de colaboradores e outros assuntos relevantes.
Portanto, confira a seguir a entrevista completa que o CEO da Natura concedeu para o Visão de Líder:
Leia a seguir