Tecnologia pronta para decidir por você: entenda o salto da inteligência artificial para 2025

Durante o Web Summit 2025, cinco especialistas revelaram onde a inteligência artificial deve realmente avançar neste ano

A inteligência artificial já não é mais só uma aposta futurista. Ela molda negócios, resolve problemas e, cada vez mais, toma decisões.

Durante o Web Summit Rio 2025, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, a Inteligência Financeira perguntou para cinco especialistas: qual é a próxima grande inovação em IA para ficar de olho neste ano? As respostas mostram um retrato do que vem por aí, com aplicações práticas e impacto direto nos negócios.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Qual a próxima inovação em IA para 2025?

Rafael Bittar, vice-presidente técnico da Vale: agentes autônomos prontos para decidir por você

“São os agentes autônomos de inteligência artificial. Eles tomam decisões a partir de dados. Não apenas otimizam, mas decidem. Ela funciona para vários processos administrativos. Nós queremos escalonar essa tecnologia”, afirmou o executivo.

Ele destaca aplicações diretas em áreas como suprimentos, pagamentos e o setor jurídico. Para ele, os agentes autônomos reduzem gargalos, melhoram a eficiência e a solução pode ser aplicada em diversos processos corporativos.

Últimas em Negócios

Julia de Luca, VP de tecnologia do Itaú BBA: IA que inova, não só responde

“A grande tendência para 2025 é a evolução da IA generativa. O próximo passo é a inovação – modelos que não apenas respondem com base no que já sabem, mas que criam soluções novas, constroem narrativas e propõem ideias”, afirmou.

Para Julia, isso muda a forma como usamos a inteligência artificial no dia a dia: “Ela deixa de ser só uma assistente e passa a ser uma parceira criativa.”

Gabriella Sant’Anna, head de startups do Cubo Itaú: IA como motor de pesquisa científica

“A maior inovação vai ser levar a inteligência artificial para dentro do laboratório de pesquisa”, afirmou. Gabriella aposta no uso da IA para acelerar descobertas em ciência, com impacto direto na sociedade. “Tornar a pesquisa mais rápida, acessível e integrada com IA pode transformar áreas como biotecnologia, saúde e sustentabilidade. É um campo com muito potencial e ainda pouco explorado.”

Guto Antunes, head de ativos digitais do Itaú: blockchain e educação financeira

“Temos usado IA para educação do cliente, especialmente em criptoativos. Já dá pra comparar rentabilidade, entender riscos e tirar dúvidas com ferramentas conversacionais”, explicou.

Guto também ressalta o papel da IA na automação de processos financeiros: “A combinação com blockchain torna tudo mais eficiente e transparente, reduz intermediários e pode gerar economia real para o usuário final.”

Luis Bitencourt-Emilio, CTO da Loft: agentes 24/7 para mudar o jeito de trabalhar

“O que mais me empolga hoje são os agentes de IA que operam 24 horas por dia, executando tarefas que você pediu, desde responder um cliente até encontrar um imóvel ideal”, afirmou Luis, em entrevista à Inteligência Financeira.

Ele explica como essa tecnologia já está sendo usada na Loft.

“Criamos um assistente para corretores que conversa com clientes, entende suas preferências e retoma o contato quando aparece uma nova oportunidade. É um agente de verdade, feito para trabalhar como um parceiro humano.”

Ele vê um futuro próximo em que profissionais de diversas áreas terão seu próprio bot pessoal. “É a evolução da IA como assistente de verdade, feita para agir com autonomia e linguagem natural. Isso muda a forma como a gente se relaciona com a tecnologia.”

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS