Qual o impacto do TikTok Shop para o Mercado Livre? O Santander responde

Santander diz que deve haver perdas para o MELI após a entrada do TikTok Shop na América Latina, mas ganhos podem ser superiores

A entrada do TikTok Shop na América Latina pode não ser totalmente negativa para o Mercado Livre (MELI34). Quem avalia dessa maneira é o Santander, em relatório divulgado esta semana, logo depois de a rede social asiática anunciar que vai desembarcar no México com seu braço de e-commerce.

Segundo o banco, a parceria do MELI com o Tik Tok Shop pode “fortalecer os diferenciais competitivos em logística e meios de pagamento, minimizando ao mesmo tempo as perdas de GMV” que a empresa com sede na Argentina pode registrar. GMV é uma medida usada pelo varejo para aferir vendas brutas em market place.

Impactos negativos para o MELI34 podem ser compensados

Para o banco, o TikTok Shop pode ser um concorrente perturbador no que diz respeito às vendas para o MELI. Assim, “seria melhor para MELI se eles nunca tivessem vindo”, analisa o Santander.

Mas se o inimigo é poderoso, junte-se a ele. Assim, o Mercado Livre aproveitou seu know-how em América Latina para ser um fornecedor da companhia asiática.

“Argumentamos que os impactos negativos deste novo concorrente poderiam ser compensados por potenciais parcerias. Assim, o MELI poderia alavancar a sua rede logística, sua plataforma de pagamentos e programas de afiliados”, analisa o Santander.

Há precedentes que sugerem que a parceria pode ser melhor que a disputa aberta. É o caso do mesmo TikTok mas com a Amazon nos Estados Unidos.

Além do Mercado Livre, o TikTok deve contar também com a Oxxo no que diz respeito aos meio de pagamentos.

Inicialmente, a operação do TikTok Shop no México estará focada em categorias de beleza, eletrônicos e roupas.

Leia a seguir