OPA: saiba por que uma empresa fecha capital – e como isso afeta os investidores
Em 2023, 10 companhias compraram as próprias ações e não fazem mais parte da bolsa
Você já deve ter ouvido falar que determinada empresa resolveu fazer uma Oferta Pública Inicial, ou IPO. Aliás, produzimos uma matéria falando sobre isso e como as companhias definem os preços das ações. Mas existe também o lado oposto da moeda, que seria a OPA (Oferta Pública de Aquisição). Ou seja, a recompra das ações que foram vendidas pela empresa.
O que é OPA (Oferta Pública de Aquisição)?
Então, em uma situação assim, o acionista majoritário da companhia oferece publicamente a todos que possuem suas ações um valor para comprá-las e fechar novamente o capital, retirando-se assim da bolsa de valores.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Vale lembrar que pelo menos ⅔ dos acionistas precisam aceitar o valor ofertado pelo majoritário. Contudo, caso haja recusa de 10% ou mais, uma nova assembleia deve ser convocada para apresentação de novos valores”, explica Samuel Barros, doutor em administração e reitor do Ibmec RJ.
Aliás, para que todo esse processo seja realizado, Marcos Piellusch, professor da FIA Business School, conta que a empresa precisa primeiramente comunicar e efetuar os registros juntos a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a B3. “Também será necessário informar publicamente os investidores por meio da imprensa e, se for o caso, reembolsá-lo”, acrescenta o especialista.
Últimas em Negócios
Por que uma empresa fecha capital?
Existem diversos motivos para uma empresa realizar uma OPA. De acordo com Barros, as justificativas mais comuns são:
- Percepção de ação subvalorizada por parte do mercado na visão do majoritário (ação barata);
- A empresa não está precisando de recursos;
- Possibilidade de bons negócios no futuro.
Por outro lado, embora isso possa causar preocupação em alguns investidores, é necessário entender que esse é um processo normal. E que ocorre sempre que as condições do mercado não estão propícias. “Ou seja, quando o preço das demais ações negociadas na bolsa sofre queda. O que faz com que os investidores procurem opções mais seguras de investimento”, menciona Piellusch.
Como ficam os investidores depois da OPA?
Ainda de acordo com o professor da FIA Business School, durante o processo de Oferta Pública de Aquisição, a empresa dá um prazo para os acionistas se manifestarem. E essa manifestação ocorre diretamente junto à corretora em que os acionistas têm as ações custodiadas.
E aí, caso os demais acionistas aceitem, terão suas ações vendidas para os acionistas controladores. Caso não aceitem, permanecerão como acionistas da empresa.
“Porém, a partir desse ponto, as ações não serão mais negociadas em bolsa. Portanto, caso os acionistas não aceitem vender as ações no momento da oferta, não poderão mais vender as ações. A não ser que realizem a operação diretamente com outro investidor. Caso mais de 10% dos acionistas não aceitem, pode ser realizada outra assembleia para discutir um novo preço para aquisição das ações”, esclarece.
Empresas que fizeram OPA em 2023
Então, agora que você já ficou por dentro de como funciona o processo de Oferta Pública de Aquisição, é o momento de conhecer algumas das empresas que fecharam capital no ano passado.
Para você ter uma ideia, cerca de 10 companhias passaram pelo processo de OPA em 2023, é o que aponta a listagem da B3, a bolsa de valores brasileira. E entre essas empresas encontram-se a Gradiente, Hermes Pardini e EDP Energia.
A seguir, você confere um breve resumo do motivo que levou essas companhias a fecharem capital.
Gradiente
Foi em junho de 2023 que a antiga Gradiente – hoje conhecida como IGB Eletrônica – decidiu encerrar a venda de ações na B3. Mas esse processo já vem desde 2007, ano em que a empresa entrou com uma recuperação extrajudicial.
E passados 11 anos, ou seja, em 2018, a empresa então tomou a decisão de entrar com uma recuperação judicial, que só terminou em 2023 juntamente com o processo de OPA. Mesmo antes do pedido de Oferta Pública de Aquisição, a IGB não tinha receita operacional. O faturamento da companhia se dá por meio do recebimento de aluguéis do seu parque industrial, na Zona Franca de Manaus.
Por outro lado, Eugênio Emílio Staub, fundador da IGB, diz que atualmente a empresa vem investindo em energia solar e drones para o agronegócio.
Hermes Pardini
Também em junho de 2023, a rede de laboratórios entrou em contato com a CVM para cancelar o registro de companhia aberta. Além disso, a empresa pediu a saída da B3, ou seja, o fechamento de capital.
Tudo isso se deu após a conclusão do processo de fusão da companhia com o Grupo Fleury (FLRY3). A aquisição aconteceu no ano anterior, em 2022, mas todos os trâmites finalizaram no ano seguinte.
EDP Energia
No mesmo mês das outras três empresa, a EDP Energia entrou com o processo de OPA. De acordo com Miguel Stilwell de Andrade, presidente da companhia, o plano de fechamento de capital da subsidiária EDP Brasil otimizará as operações do grupo no país.
Inclusive, na época, o empresário comentou que os planos estratégicos da EDP para o fechamento do capital ofereceriam R$ 24 por ação. No fim do processo, a operação de Oferta Pública de Aquisição movimentou cerca de R$ 4,4 bilhões. Portanto, depois da OPA, a EDP passou a ser proprietária de quase 88% do capital social total da EDP Brasil.