- Home
- Mercado financeiro
- Negócios
- Paciente com implante da Neuralink, de Elon Musk, já controla mouse de computador pelo pensamento
Paciente com implante da Neuralink, de Elon Musk, já controla mouse de computador pelo pensamento
Um paciente que implantou na cabeça o chip da Neuralink, startup de tecnologia cerebral, agora pode controlar um mouse de computador apenas com o pensamento. A informação vem do próprio fundador da empresa, Elon Musk, nesta terça-feira, 20, segundo reportagem da Reuters.
″O paciente parece ter se recuperado totalmente, sem quaisquer efeitos nocivos que tenhamos conhecimento”, disse Musk, durante evento do Spaces, no X, antigo Twiter (que também é seu). “Ele é capaz de controlar o mouse e mover o mouse pela tela apenas pensando”, afirmou.
A Neuralink, de Elon Musk, afirma ter desenvolvido um implante cerebral projetado para, então, “ajudar os humanos a usar seus sinais neurais para controlar tecnologias externas”.
Elon Musk já falou, no passado, que a empresa tem como objetivo restaurar capacidades perdidas, como visão, função motora e fala.
Neuralink fez o 1º implante em janeiro
A Neuralink implantou seu primeiro dispositivo em um ser humano no mês passado, em janeiro. A empresa usa um robô para a cirurgia, feita diretamente no cérebro.
Elon Musk, que também é o CEO da Tesla, disse que a Neuralink está tentando fazer com que o paciente pressione “o máximo possível de botões a partir do pensamento”.
Ele disse que isso poderia incluir mover o mouse do computador para cima e para baixo para arrastar caixas na tela.
Elon Musk recruta pacientes
A Neuralink começou a recrutar pacientes para seu primeiro ensaio clínico em humanos no outono. Segundo uma postagem no blog da empresa, ela recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA, a Anvisa dos Estados Unidos) para conduzir o estudo em maio.
O ensaio clínico em humanos marca apenas um passo no caminho da Neuralink, de Elon Musk, em direção à comercialização, aponta a postagem. As empresas de dispositivos médicos devem passar por diversas rodadas de intensa coleta e testes de segurança de dados antes de garantir a aprovação final do FDA.
Leia a seguir