Petrobras abre licitações para retomar construção da nova linha de produção da Rnest
A Petrobras abriu licitações para a contratação de fornecedores para a implantação do segundo trem de refino (linha de produção) da Refinaria do Nordeste (Rnest), antiga Abreu e Lima. Os avisos de licitação foram publicados na edição desta segunda-feira (9) do “Diário Oficial da União”. Nesse caso específico, trem é o nome dado à linha […]
A Petrobras abriu licitações para a contratação de fornecedores para a implantação do segundo trem de refino (linha de produção) da Refinaria do Nordeste (Rnest), antiga Abreu e Lima. Os avisos de licitação foram publicados na edição desta segunda-feira (9) do “Diário Oficial da União”.
Nesse caso específico, trem é o nome dado à linha de produção composta pelas três principais unidades interligadas de qualquer refinaria: separação do óleo, conversão e tratamento de derivados.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Em publicação na rede social LinkedIn, a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, afirmou que serão sete pacotes que “incorporaram as lições aprendidas do último recesso que não tivemos sucesso”.
“Abrimos para mais famílias de fornecedores, visando a aumentar a competitividade dos processos”, disse a executiva. Os editais preveem abertura das propostas entre abril e junho de 2025.
Últimas em Negócios
A Rnest, que chegou a ter a venda cogitada no governo de Jair Bolsonaro, teve a retomada da implantação do segundo trem anunciada em duas ocasiões: em setembro de 2023 e em janeiro deste ano. O primeiro trem de refino da unidade entrou em operação em dezembro de 2014.
As obras foram interrompidas em 2015, após a eclosão da Lava-Jato. No centro das investigações da operação, o empreendimento foi mencionado várias vezes nas delações do ex-diretor de abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, que admitiu superfaturamento de custos. Ele morreu em agosto, aos 68 anos, vítima de câncer.
*Com informações do Valor Econômico