Petrobras registra queda de 9% na produção do pré-sal, no 4º trimestre

A Petrobras informou, nesta segunda-feira (3), que a produção de petróleo e líquido de gás natural (LGN) vinda do pré-sal caiu 9,1% para 1,760 milhão de barris por dia, no quarto trimestre de 2024, em relação a igual período do ano anterior. O dado consta no relatório de produção e vendas. No dado consolidado de 2024, a produção do pré-sal subiu 0,4%, para 1,813 milhão de barris por dia em comparação com 2023.

  • Leia mais:
  • Produção de petróleo, LGN e gás da Petrobras no 4º tri, no país, soma 2,59 milhões de BOE/dia, queda de 10,5%
  • Confira os resultados e indicadores da Petrobras e das demais companhias de capital aberto no portal Valor Empresas 360

Segundo a Petrobras, a redução no quarto trimestre se deve ao maior volume de paradas de manutenção no campo de Búzios. No ano, conforme nota da estatal, a escalada de produção das plataformas Sepetiba, Almirante Barroso, Anita Garibaldi, Marechal Duque de Caxias e Maria Quitéria contribuiu para sustentar o nível de produção.

No pós-sal, a produção de petróleo e LGN caiu 24% no quarto trimestre em relação a igual período de 2023, para 295 mil barris por dia. No ano, a produção do pós-sal caiu 20,2%, para 305 mil barris por dia.

De acordo com a companhia, o recuo se deu pela restrição da produção nas plataformas que retomaram operação ao longo do quarto trimestre, somado ao declínio natural dos campos. Segundo a Petrobras, a escalada de produção da plataforma Anna Nery e a entrada em produção de quatro novos poços na Bacia de Campos compensaram parte das perdas.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir