Produção de motos no país registra alta de 11,6% até novembro e melhor resultado para o mês em 13 anos

A produção de motos atingiu, no acumulado do ano até novembro, 1,62 milhão de unidades, superando o total de 2023, que ficou em 1,57 milhão. Segundo dados divulgados, nesta quarta-feira (11) , pela Abraciclo – entidade que representa os fabricantes com produção no Polo Industrial de Manaus –, nos 11 primeiros meses do ano, o […]

A produção de motos atingiu, no acumulado do ano até novembro, 1,62 milhão de unidades, superando o total de 2023, que ficou em 1,57 milhão. Segundo dados divulgados, nesta quarta-feira (11) , pela Abraciclo – entidade que representa os fabricantes com produção no Polo Industrial de Manaus –, nos 11 primeiros meses do ano, o setor apresenta crescimento na produção de 11,6% na comparação anual.

A associação prevê que o ano feche com cerca de 1,72 milhão de motos produzidas no polo, com expansão de 9,3% no fechamento de 2024 sobre o ano passado.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Esses números comprovam o bom momento vivido pela nossa indústria, que cumpriu seu planejamento e soube se preparar com antecedência para enfrentar a estiagem (na região de Manaus, no segundo semestre)”, afirmou o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, em nota.

“Passamos pelo período mais crítico e já caminhamos rumo à normalidade logística, com os navios voltando a atracar em Manaus.”

Últimas em Negócios

Somente em novembro, foram montadas 146 mil motos, com alta de 10,6% na comparação com o mesmo mês de 2023, mas queda de 5,8% sobre outubro. A Abraciclo destacou que foi o melhor mês de novembro em 13 anos.

Vendas e exportações

As vendas de motocicletas no ano continuam aquecidas e fecharam o acumulado até novembro com 1,72 milhão de veículos licenciados. O crescimento sobre o mesmo período de 2023 é de 19%.

Em novembro foram 147,1 mil emplacamentos, volume 12,7% maior na comparação anual e 11,8% menor sobre o mês anterior. Assim como na produção, foi o melhor mês de novembro em 13 anos.

As exportações continuam sendo o motivo de preocupação do setor. Nos 11 meses de 2024, foram embarcadas 28,5 mil motos, queda de 10,7% na comparação com o mesmo período de 2023. No mês passado, foram exportadas 1.640 unidades, alta de 14,2% sobre novembro de 2023 e queda de 44,7% sobre outubro passado.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS