Transpetro e Grupo Imetame vão estudar alternativa de escoamento de petróleo em porto no ES

A Transpetro assinou um memorando de entendimentos com o Grupo Imetame para analisar uma possível operação de escoamento de petróleo em um porto em construção em Aracruz, no Espírito Santo. O porto multipropósito, que está sendo construído pelo Grupo Imetame, será vizinho ao Terminal de Barra do Riacho (TABR), operado pela Transpetro.

A subsidiária de logística da Petrobras estuda o arrendamento de dois berços de atracação no local para poder oferecer operações entre navios ancorados no terminal.

“O objetivo é oferecer ao mercado uma nova alternativa para o escoamento do petróleo da Bacia de Santos, da Bacia de Campos e do Espírito Santo, contribuindo com a otimização das exportações do país”, disse a Transpetro, em comunicado.

O projeto do Grupo Imetame prevê a construção de dois píeres com estruturas que permitem a atracação de navios de grande porte.

De acordo com a Transpetro, na primeira fase, a infraestrutura atenderá embarcações da classe Suezmax, com capacidade de um milhão de barris e profundidade de 17 metros. Já na segunda fase, o berço estará apto a receber navios do tipo Very Large Crude Carrier (VLCC), com capacidade de 2 milhões de barris e calado de 25 metros.

A Transpetro afirmou ainda que o acordo passou pelas fases de avaliação técnica do empreendimento e negociação das bases comerciais.

As próximas etapas envolvem a apresentação da solução logística ao mercado e serão conduzidas ao longo dos próximos meses, com expectativa de conclusão até o fim do primeiro semestre de 2025, de acordo com a Transpetro.

“A companhia segue avaliando a participação em outros projetos no Brasil, alinhada à premissa de retomar o crescimento dos seus investimentos e parcerias”, concluiu a Transpetro.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir