Web Summit tem como destaques IA nos negócios e a ‘disrupção’ no mercado financeiro

Estima-se o impacto financeiro do Web Summit Rio em R$ 170 milhões; inteligência artificial, sustentabilidade e grandes players do mercado marcam presença

Começa neste domingo (27) a terceira edição do Web Summit Rio. Mais de 34 mil pessoas são esperadas no evento, que se estende até quarta-feira (30) no Riocentro, na zona Oeste do Rio de Janeiro.

O evento vai contar com a cobertura especial da Inteligência Financeira. A reportagem estará no Rio Centro entre a segunda-feira (28) e terça (29).

Na segunda, o repórter especial da Inteligência financeira e apresentador do PodInvestir, Renato Jakitas, vai conduzir uma conversa sobre o mercado cripto com Guto Antunes, chefe da divisão de ativos digitais do Itaú.

Economia

O evento deve injetar cerca de R$ 170 milhões na economia da cidade, segundo estudo feito pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Invest.Rio e Riotur.

Inteligência artificial generativa, comércio internacional e questões tarifárias, fintechs e regulamentação das mídias sociais são os principais temas da conferência. No ano em que o Brasil sediará a COP 30, no Pará, as discussões também vão abordar a tecnologia climática e a sustentabilidade.

Gigantes de diversos setores, como TikTok, Shein e Microsoft, estarão no summit, além de mais de mil startups e 300 palestrantes.

Personalidades como o influenciador Felipe Neto, que vai falar sobre desinformação e redes sociais, a cantora Ivete Sangalo e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, também estão na programação.

Executivos confirmados

Entre os executivos com presença confirmada, Nicolas Robinson Andrade, chefe de assuntos globais, América Latina e Caribe na OpenAI, dona do ChatGPT, vai discutir o uso da inteligência artificial na América Latina e os desafios regulatórios na região.

Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú-Unibanco, vai falar sobre tecnologia no mercado financeiro.

Marcio Aguiar, diretor-exeuctivo da Nvidia, também vai falar sobre o avanço da IA e as tensões comerciais no setor. Outro destaque, Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil, vai abordar os investimentos da companhia na infraestrutura de IA e nuvem no país.

A edição 2025 traz uma série de novidades entre as trilhas e palcos, como o AI Summit, o New Media Summit e o New Energy Summit, além da nomeação de líderes femininas influentes para atuarem como embaixadoras.

O evento também vai estimular a organização de “meetups” por meio da plataforma Summit Enginee, criada para facilitar a conexão entre participantes com interesses em comum. A organização estima que o Web Summit sediará mais de 100 encontros de grupos como “Data Science Engineers” e “Women in Tech”.

Uma das maiores conferências globais de tecnologia com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão, o Web Summit também tem edições em Lisboa (Portugal), Doha (Qatar) e Vancouver (Canadá). A primeira edição no Rio de Janeiro foi realizada em maio de 2023.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas