Fechar
O que é o balanço patrimonial ou contábil de uma empresa?
Ele serve para mostrar se uma empresa está saudável ou não. Saiba mais no Glossário IF
Para que a gente faz um raio-x? Para ver certinho todos os ossos e garantir que nada tá quebrado ou trincado por ali, certo?
Então, quando empresários falam sobre fazer o raio-X de uma empresa, o que eles querem é visualizar, em detalhes, todas as movimentações financeiras essenciais para que a companhia sobreviva saudável, sem fraturas ou arranhões.
Balanço é um relatório que descreve a situação da empresa, mostrando todas as suas movimentações contábeis, financeiras e econômicas. Até aí parece fácil, né? Só que o balanço considera todos os ativos e passivos do negócio. Aí pode complicar um pouco.
Dentro da empresa você tem os ativos, que são os bens, direitos e recursos que têm algum valor. Podem ser máquinas, veículos, móveis, equipamentos e estoques. Tem também os passivos, que são o contrário: todas as despesas, obrigações e dívidas da empresa, como os salários dos funcionários, as contas mensais e os tributos. E por fim, o patrimônio líquido é a soma dos recursos próprios da companhia. Ele leva em conta o capital social, os valores que os sócios investiram, os lucros e também os prejuízos acumulados.
Para que a empresa mostre que está saudável, o total de ativos deve ser igual ao de passivos mais o patrimônio líquido. E aí, o balanço funciona como aquele check-up que a gente faz no médico todo ano, sabe? Analisa cada detalhe do corpinho para ver se não tem nenhuma doença, vitamina faltando que precise repor, é o momento de reparar em todos os detalhes.
Saiba mais no Glossário IF!
Leia a seguir