O que é o Boletim Focus e qual é seu impacto na economia?

O Boletim Focus mostra as principais projeções de indicadores do mercado. Funciona como um guia para entender os rumos da nossa economia.

Para você entender a importância do Boletim Focus, vale a pena fazer uma comparação desse documento do Banco Central com o GPS. Imagina cruzar a cidade de São Paulo sem aquele o GPS. Já pensou? Seria impossível e a gente se perderia duas esquinas depois. Agora, pense nos investidores que precisam de um norte para identificar as tendências financeiras. Eles também precisam de um GPS, mas o deles não é um app no celular. É o Boletim Focus.

O Boletim Focus, também conhecido como Relatório do Mercado Focus, é divulgado toda semana pelo Banco Central e mostra as principais projeções de indicadores feitas pelo mercado. Sai toda segunda-feira às 8h30. Funciona como um guia importante para entender o momento atual e os rumos que nossa economia pode tomar.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Se estamos brincando de achar direções, o Boletim Focus seria o mapa do tesouro para entender quais os próximos passos da economia brasileira. E assim, os investidores ajustam suas carteiras de acordo, para não tomarem nenhum susto.

Boletim Focus tem diversos indicadores econômicos importantes

Quer um exemplo? Quando vai ter reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária, semanas antes o Boletim Focus começa a debater previsões de qual deve ser o número da taxa Selic, para que os investidores tenham uma ideia do que deve sair na decisão final do Copom.

O boletim não traz uma certeza absoluta, é uma análise baseada em todo o contexto econômico do país, e do mundo. Até por isso, ele é bastante questionado. Muitos analistas e economistas dizem até que não se pode confiar 100% no Focus.

Os principais indicadores no texto são:

  • a taxa Selic, que é a taxa básica de juros definida pelo Copom a cada 45 dias;
  • o IPCA, índice que mede a inflação oficial do país;
  • o IGPM, índice geral de preços de mercado que também está relacionado à inflação;
  • a taxa de câmbio, que representa o preço da moeda estrangeira;
  • e a taxa de crescimento do PIB, que mostra o quanto nosso país produz em um determinado período.

Saiba mais sobre o Boletim Focus e sua importância para a economia brasileira no Glossário IF!

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS