O que você pode aprender com a não aposentadoria do Mick Jagger

Com 80 anos de idade, Mick Jagger, estrela da banda Rolling Stones, não quer parar. E por que iria parar se está satisfeito com o que faz?

Mick Jagger, vocalista da banda inglesa The Rolling Stones, durante apresentação no Brasil. Foto: J.F.Diorio/Estadão Conteúdo
Mick Jagger, vocalista da banda inglesa The Rolling Stones, durante apresentação no Brasil. Foto: J.F.Diorio/Estadão Conteúdo

Sou capaz de apostar que você nunca ouviu tanto Rolling Stones como na última semana. Os 80 anos da estrela da banda, Mick Jagger, fez com que seu gingado e rebolado varressem o noticiário como em nenhum outro caso de octogenário que eu me lembre. E o refrão é: ele não quer parar. E por que iria parar se está satisfeito com o que faz?

Por mais que goste de rock, quando vejo o noticiário dos cadernos de cultura exaltando a performance de Jagger penso logo na previdência. Dever de ofício.

Diferentemente de Jagger, muitos brasileiros precisam esperar a aposentadoria para começar a fazer o que gostam. Sendo assim, quanto mais cedo se aposentar, melhor.

São dois os caminhos: o primeiro a previdência oficial, o segundo a previdência privada. Eles se complementam.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Aposentado aos 50? Corra

A previdência oficial é a mais barata, mas tem um teto e regras cada vez mais duras para o início do pagamento do benefício. Depois da reforma da previdência social, se aposentar por tempo de contribuição ainda é possível, porém, cada vez menos pessoas vão conseguir a proeza de se aposentar aos 50 anos de idade.

Então corra porque estamos vivendo o período de transição e se você está em categorias de aposentadorias especiais talvez consiga até mesmo se aposentar antes dos 50.

Vale a pena você checar em que pé está o seu caso. O jeito mais simples e rápido é procurar o “meu INSS” onde você encontrará o registro de todas as suas contribuições e um mapa que mostra em que condições você poderá se aposentar com uma simulação do valor do benefício para cada caso. Entre no site, se cadastre e vá em serviços, simular aposentadoria. Pronto, um quadro bem explicado aparecerá mostrando suas alternativas.

O cálculo do benefício

Muita atenção para o cálculo do benefício. Quanto mais contribuiu e por mais tempo, maior a chance do valor do benefício estar próximo ao teto. Aqui você terá que tomar uma decisão importante. Poderá abrir mão de parte do benefício em troca de se aposentar mais cedo. Vale a pena? Só você tem esta resposta.

Será necessário avaliar financeiramente se é melhor ficar mais cinco ou dez anos, por exemplo, contribuindo e sem receber o benefício para alcançar um valor maior. Não é uma conta trivial porque levará em conta o tempo que você espera ficar recebendo o benefício, ou seja, seu tempo de vida. Você vai ficar 5 anos sem receber em troca de um benefício 20% maior por quanto tempo? Isso mesmo, no cálculo você tem que estimar sua própria expectativa de vida.

A incerteza é o ingrediente mais difícil no planejamento da previdência. É preciso aprender a lidar com ela e, principalmente, incorporá-la ao cálculo. Ainda vamos falar muito sobre este tema por aqui.

Sem teto e sem idade mínima, a previdência complementar

Na previdência complementar não há teto, nem idade mínima estabelecida para o início do recebimento do benefício. Está tudo em suas mãos e basicamente o cálculo leva duas variáveis: tempo e dinheiro, quanto mais tiver de um menos precisará do outro.

Aqui o mais importante é você saber usar principalmente o Imposto de Renda a seu favor. Os planos de previdência se usados corretamente vão lhe dar uma força nessa empreitada de acumular patrimônio para mudar de vida aos 50 anos de idade. Fica melhor pensar na aposentadoria assim, não?

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS