- Home
- Mercado financeiro
- Por que as ações da Petrobras (PETR3, PETR4) dispararam hoje na Bolsa?
Por que as ações da Petrobras (PETR3, PETR4) dispararam hoje na Bolsa?
As ações da Petrobras (PETR3, PETR4) foram o grande destaque da Bolsa no pregão desta segunda-feira (3). Os papéis dispararam e fecharam em alta 8%, puxando forte valorização do Ibovespa, principal índice acionário do Brasil.
O rali da estatal brasileira é explicado por dois fatores. O primeiro e mais óbvio é o desempenho do presidente Jair Bolsonaro no primeiro turno das eleições. O resultado foi diferente do que apontavam os principais institutos de pesquisa e a possibilidade de vitória do atual presidente anima investidores.
Pautas como paridade com preços internacionais, distribuição de dividendos e até privatização da empresa preocupam investidores em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva.
Flávio Conde, analista da Levante Investimentos, confirma que a possibilidade de vitória de Bolsonaro em segundo turno é um dos fatores que explicam o desempenho da Petrobras na Bolsa hoje, mas acrescenta outro ingrediente: “é uma combinação com o fato de a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) pretender cortar a produção diária de petróleo”.
Os preços da commodity disparam no exterior em meio a relatos de que a Opep pretende fazer o seu maior corte na produção desde o início da pandemia na reunião marcada para esta quarta-feira.
Os preços dos contratos para dezembro do Brent, a referência global, fecharam em alta de 4,09%, a US$ 86,94 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os preços dos contratos para dezembro do WTI, a referência americana, subiram 5,20%, a US$ 83,63 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, liderados por Moscou, conhecidos coletivamente como Opep+, estão considerando um corte de mais de 1 milhão de barris por dia, disseram delegados do grupo.
Leia a seguir