Fechar
Prévia do PIB aumenta e expectativa de inflação cai no Brasil
O Manhã Inteligente trouxe os destaques da agenda econômica e o que movimentou o mercado nos últimos dias
O Manhã Inteligente desta sexta (16) trouxe os destaques da agenda econômica e o que movimentou o mercado nos últimos dias. Começando pelo Brasil, no Boletim Focus dessa segunda-feira, a previsão para a Selic ao final de 2022 continuou em 13,75% ao ano, enquanto a expectativa para o IPCA deste ano passou de 6,61% para 6,40%.
Já as vendas no comércio varejista estão em queda. No mês de julho, o volume de vendas caiu 0,8% com relação ao mês anterior, somando o terceiro mês consecutivo de redução. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira. Por outro lado, a semana trouxe uma boa notícia: o IBC-Br, que funciona como uma prévia do PIB, disparou 1,17% em julho e superou o teto de projeções.
Nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,1% em agosto, na comparação com julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira.
Além disso, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos comunicou o dado de vendas no varejo de agosto. Segundo divulgação nesta quinta-feira, as vendas do setor varejista subiram 0,3% em agosto na relação com julho, totalizando 683,3 bilhões de dólares.
Enquanto isso, no Reino Unido, a inflação caiu pela primeira vez em quase um ano. Os preços mais baixos dos combustíveis causaram uma queda inesperada na inflação britânica em agosto. A taxa anual de crescimento dos preços ao consumidor caiu para 9,9% em agosto. Em julho, ela estava em 10,1%.
Para falar mais sobre os destaques da agenda nesses últimos dias, Isabella Carvalho, repórter da IF, conversou com Cynara Machado, especialista em investimentos do Itaú Unibanco. Assista no Manhã Inteligente!
Leia a seguir