Prévia do PIB aumenta e expectativa de inflação cai no Brasil
O Manhã Inteligente trouxe os destaques da agenda econômica e o que movimentou o mercado nos últimos dias
O Manhã Inteligente desta sexta (16) trouxe os destaques da agenda econômica e o que movimentou o mercado nos últimos dias. Começando pelo Brasil, no Boletim Focus dessa segunda-feira, a previsão para a Selic ao final de 2022 continuou em 13,75% ao ano, enquanto a expectativa para o IPCA deste ano passou de 6,61% para 6,40%.
Já as vendas no comércio varejista estão em queda. No mês de julho, o volume de vendas caiu 0,8% com relação ao mês anterior, somando o terceiro mês consecutivo de redução. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira. Por outro lado, a semana trouxe uma boa notícia: o IBC-Br, que funciona como uma prévia do PIB, disparou 1,17% em julho e superou o teto de projeções.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Enquanto isso, no exterior…
Nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,1% em agosto, na comparação com julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira.
Além disso, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos comunicou o dado de vendas no varejo de agosto. Segundo divulgação nesta quinta-feira, as vendas do setor varejista subiram 0,3% em agosto na relação com julho, totalizando 683,3 bilhões de dólares.
Enquanto isso, no Reino Unido, a inflação caiu pela primeira vez em quase um ano. Os preços mais baixos dos combustíveis causaram uma queda inesperada na inflação britânica em agosto. A taxa anual de crescimento dos preços ao consumidor caiu para 9,9% em agosto. Em julho, ela estava em 10,1%.
Para falar mais sobre os destaques da agenda nesses últimos dias, Isabella Carvalho, repórter da IF, conversou com Cynara Machado, especialista em investimentos do Itaú Unibanco. Assista no Manhã Inteligente!