PMI industrial dos EUA fica em 47,2 pontos em setembro, mesmo resultado de agosto, aponta do ISM

O índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial dos Estados Unidos ficou em 47,2 em setembro, mesmo valor de agosto, conforme a leitura divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM). O número ficou levemente abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam alta a […]

Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor
Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor

O índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial dos Estados Unidos ficou em 47,2 em setembro, mesmo valor de agosto, conforme a leitura divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM). O número ficou levemente abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam alta a 47,5 pontos.

Assim, a atividade do setor industrial segue em contração, conforme aponta o resultado abaixo de 50 pontos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Dentre os componentes do PMI industrial do ISM, o de estoques caiu de 50,3 para 43,9 pontos. Os índices de preços e empregos também caíram, a 48,3 e 43,9 pontos, respectivamente.

Dentre os índices que apresentaram alta, o de novas encomendas subiu de 44,6 para 46,1 pontos.

Últimas em Mercado financeiro

“A atividade de manufatura dos EUA contraiu novamente em setembro, e na mesma taxa em comparação ao mês passado. A demanda continua fraca, a produção caiu e os insumos permaneceram acomodatícios”, diz Timothy Fiore, chefe do comitê do ISM responsável pela produção do PMI.

Veja aqui o relatório completo do indicador.

S&P Global

O PMI do setor industrial dos EUA apurado pela S&P Global caiu de 47,9 em agosto a 47,3 em setembro. O dado veio acima da previsão de 47 de analistas consultados pelo The Wall Street Journal. Foi a terceira piora mensal consecutiva e a mais acentuada desde junho de 2023.

“A pesquisa PMI de setembro traz uma série de indicadores econômicos decepcionantes sobre a saúde da economia dos Estados Unidos”, diz o economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, Chris Williamson.

Segundo ele, a produção teve sua maior queda mensal em 15 meses em resposta a uma redução nos novos pedidos, o que levou a novas quedas no emprego e na compra de insumos, à medida que os produtores reduziram a capacidade operacional.

Porém, parte da queda na demanda provavelmente será temporária, em meio à incerteza causada pela eleição presidencial, diz. Além disso, afirma, a perspectiva de taxas de juros mais baixas aumentou a confiança no longo prazo.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS