- Home
- Mercado financeiro
- Política
- 7 de setembro: Secretaria antecipa fechamento da Esplanada dos Ministérios
7 de setembro: Secretaria antecipa fechamento da Esplanada dos Ministérios
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal decidiu antecipar o fechamento da Esplanada dos Ministérios após detectar caminhões e ônibus estavam se deslocando para o local no início da noite de segunda-feira.
Grupos que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) começaram a chegar a Brasília para participar das manifestações do feriado de 7 de setembro, na quarta-feira. Segundo o Valor apurou, o comboio que tentou chegar à Esplanada era formado por cerca de 15 veículos.
Inicialmente, o acesso ao local seria bloqueado somente no fim da tarde de terça-feira. A via, uma das principais da capital federal, dá acesso à Praça dos Três Poderes, onde ficam localizados os prédios do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF). O trânsito na Esplanada só deve ser liberado após os atos do feriado.
“Um grupo de caminhoneiros que se dirigia à região foi orientado, na altura da Rodoviária do Plano Piloto, da impossibilidade de acessar e permanecer no local, por questões de segurança. O grupo seguiu, de forma pacífica, sentido Eixão Sul”, disse a secretaria em um comunicado.
De acordo com a nota, “assim como em todos os eventos e manifestações na Esplanada, conforme protocolo, por questão de segurança do público, não é permitida a circulação de veículos e pessoas no mesmo local”.
A antecipação do fechamento tem como objetivo evitar que ocorra algo semelhante ao ano passado, quando apoiadores do presidente conseguiram furar o bloquei montado pela Polícia Militar e ameaçaram invadir o prédio do STF.
Leia a seguir