‘Acho que não vai dar certo’: Lula critica medidas econômicas de Trump e vê risco para o Brasil

Lula afirmou que os anúncios dos EUA afetam a lógica de multilateralismo, livre comércio, globalização e combate ao protecionismo que vigorou nas últimas décadas

Presidente Lula durante agenda no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula durante agenda no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira que as medidas econômicas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “não vão dar certo” e que o Brasil precisa se manter em equilíbrio para enfrentar as consequências de políticas como o “tarifaço”.

“Eu estou vendo o comportamento do presidente Trump, nos Estados Unidos. Eu não sei o que vocês pensam, mas eu acho que não vai dar certo”, afirmou Lula na abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em São Paulo.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Ninguém pega um transatlântico daquele, carregado, e muito carregado, e faz as coisas que estão acontecendo. Ninguém brinca de que o [resto do] mundo não existe”, disse o presidente, reiterando a previsão de que “pode não dar certo”.

Para Lula, anúncios dos EUA afetam lógica de livre comércio

Lula afirmou que os anúncios dos EUA afetam a lógica de multilateralismo, livre comércio, globalização e combate ao protecionismo que vigorou nas últimas décadas.

Últimas em Política

“E, de repente, o mundo tem um cavalo de pau, em que um cidadão sozinho [Trump] acha que ele é capaz de ditar regras para tudo que vai acontecer no mundo.”

“É importante que nós, brasileiros, [nos] mantenhamos em equilíbrio, para que a gente tome decisão com base nas nossas realidades, para que a gente defina o projeto de país que a gente quer e possa colocá-lo em prática.”

O presidente disse ainda que o Brasil vive “um milagre” e ironizou prognósticos do passado de que economia não iria crescer no seu atual governo, falando que eles foram desmentidos pelos números.

“Apesar da taxa de juros, apesar do Trump, pode ficar certo de que nesse país está acontecendo um milagre. Não é o milagre da macroeconomia, é o milagre da microeconomia”, declarou.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS