- Home
- Mercado financeiro
- Política
- Bolsonaro voa para os EUA antes da posse de Lula
Bolsonaro voa para os EUA antes da posse de Lula
O presidente Jair Bolsonaro já está voando para os Estados Unidos, a dois dias da posse de seu rival e sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva. O avião presidencial decolou da Base Aérea de Brasília por volta das 14h25 com destino a Orlando, na Flórida.
A expectativa é que ele passe pelo menos um mês em solo americano. O Palácio do Planalto não informou quem acompanha o presidente na viagem. Mas aliados com quem o Valor conversou dizem acreditar que ele tenha viajado com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e a filha, Laura.
Horas antes de decolar, Bolsonaro fez uma “live” nas redes sociais com críticas ao futuro governo e à Justiça Eleitoral. O presidente disse ter passado quase dois meses recluso e calado, enquanto tentava uma “solução”, supostamente para impedir a posse de Lula, “dentro das quatro linhas” da Constituição.
Ela admitiu, no entanto, não ter obtido apoio suficiente para tal e pediu a “compreensão” de manifestantes bolsonaristas radicais que se aglomeram em frente a quartéis do Exército para pedir uma intervenção militar no país.
Com a viagem, Bolsonaro quebra uma tradição democrática brasileira de governantes que deixam o cargo passem a faixa presidencial para o sucessor. O gesto, no entanto, tem apenas caráter simbólico, uma vez que os presidentes tomam posse oficialmente ao fazer um juramento à Constituição no Congresso Nacional.
O vice-presidente Hamilton Mourão já disse anteriormente que tampouco passará a faixa a Lula, por entender que isso é algo que cabe ao presidente de turno. Ao Valor, recomendou que Bolsonaro o fizesse. Nesta sexta-feira, auxiliares de Mourão ratificaram ao Valor que ele não estará na posse do petista.
Leia a seguir