- Home
- Mercado financeiro
- Política
- Confira as regras do debate presidencial na TV Globo
Confira as regras do debate presidencial na TV Globo
A Globo transmitirá o último debate das eleições 2022 antes do primeiro turno, que já ocorre no domingo (2). Willian Bonner será o mediador do evento, que vai reunir os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB). A cerimônia de abertura começa logo após a novela Pantanal, às 22h30.
Será possível acompanhar o debate ao vivo pelo g1 (neste link), na TV Globo e no Globoplay, serviço de streaming da emissora. Seguindo a lei eleitoral, foram convidados candidatos à Presidência com representação no Congresso Nacional acima de, no mínimo, cinco parlamentares. Os candidatos que estarão presentes também não têm impedimentos com a Justiça, seja eleitoral ou comum.
Para Lula e Bolsonaro, a tendência é discutir propostas para a economia. O petista deve tentar destacar em suas falas o que aliados chamam de “Brasil Real”, trazendo à tona indicadores de fome no país. Já o candidato à reeleição deve falar sobre melhora da economia sob a bandeira de diminuição do preço da gasolina.
Regras do debate da Globo
O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por ordem alfabética do primeiro nome. Da esquerda para a direita, estarão: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil). Alguns espectadores podem reconhecer a cena de Ciro Gomes ao lado de Bolsonaro no debate do SBT, o mesmo deve ocorrer nesse caso.
O debate será dividido em quatro blocos intercalados em temas livres e de perguntas e respostas. O primeiro e o terceiro são de tema livre, enquanto o segundo e quarto serão pautadas por temas selecionados previamente. Em seguida, serão feitas perguntas sobre aquele tema para o candidato. Ao final do quarto bloco, serão feitas as considerações finais de cada um.
Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responde terá três minutos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.
As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. Um candidato pergunta para outro de sua livre escolha, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco. O último candidato a perguntar deverá fazer o questionamento ao único candidato que não tiver respondido ainda.
No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma. A diferença é o tema das perguntas, que será sorteado por Willian Bonner antes que um candidato lance o questionamento a outro.
Leia a seguir