Eleições na Groenlândia ganham atenção global com investidas de Trump

Eleições parlamentares antecipadas na Groenlândia atraem atenção mundial devido à busca de influência do presidente Trump na ilha estratégica do Ártico.

A população da Groenlândia vai às urnas, nesta terça-feira (11), para eleições parlamentares antecipadas, agora cruciais, que ganharam destaque à medida que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, busca ampliar sua influência sobre a estratégica ilha no Ártico.

A região autônoma da Dinamarca abriga 56 mil habitantes, a maioria de origem indígena inuíte, e ocupa uma posição estratégica no Atlântico Norte. Além disso, possui reservas de minerais raros essenciais para impulsionar a economia global.

Embora a Groenlândia esteja no caminho rumo à independência desde pelo menos 2009, a separação da Dinamarca não está formalmente em votação, apesar de ser um tema central no debate político. Em vez disso, os eleitores elegerão 31 parlamentares, que definirão os rumos da discussão sobre quando e se a independência será declarada no futuro.

A votação atraiu atenção global após as repetidas afirmações do presidente Trump sobre a aquisição do território autônomo, segundo ele, usando força militar e econômica, se necessário.

Os resultados não oficiais da eleição devem estar disponíveis logo após o fechamento das urnas, às 19h (horário de Brasília) desta terça-feira. No entanto, a certificação oficial levará semanas, já que as cédulas precisam ser transportadas de assentamentos remotos até a capital por barco, avião e helicóptero.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir