Veja se seu Estado vai adotar a Lei Seca nas eleições de domingo

10 Estados decidiram restringir a venda de bebidas alcoólicas

Foto das eleições de 2018 mostra prateleira de mercado durante a Lei Seca — Foto: G1 Minas
Foto das eleições de 2018 mostra prateleira de mercado durante a Lei Seca — Foto: G1 Minas

Dez Estados anunciaram que vão restringir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas neste domingo (2), quando acontece o 1º turno das eleições.

Os Estados que vão adotar a Lei Seca são os seguintes:

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

  • Acre;
  • Amapá;
  • Amazonas;
  • Ceará;
  • Maranhão;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Pará;
  • Rio Grande do Norte;
  • Roraima;
  • Tocantins.

Saiba como será a Lei Seca em cada Estado

Veja abaixo como se dará a Lei Seca Estado por Estado:

Acre

Será proibido consumir bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, conveniências, lanchonetes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares, bem como em locais públicos. O horário de restrição varia de acordo com cada cidade. Na maioria delas, porém, a proibição vai se dar entre as 22h do sábado (1º) e as 19h do domingo (2).

Últimas em Política

Amapá

Proibição de venda e consumo de bebidas das 22h do sábado (1º) às 18h do domingo (2).

Amazonas

Proibido o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares, além de locais públicos, da meia-noite às 18h do domingo (2).

Ceará

Proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, mercados e outros locais abertos ao público da meia-noite às 18h de domingo (2).

Maranhão

Proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos entre a meia-noite e as 22h de domingo (22h).

Mato Grosso do Sul

Proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e outros locais públicos entre 3h e 16h do domingo (2).

Pará

Proibida a venda, consumo e fornecimento de bebidas alcoólicas entre a meia-noite e 18h de domingo (2).

Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) editou uma portaria determinando que a venda e consumação de qualquer tipo de bebida alcoólica em locais públicos, bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos afins no estado, entre às 6h e 17h de domingo (2), ficam condicionadas à apresentação do comprovante de votação no primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, juntamente com um documento de identificação com foto.

Roraima

Proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, mercados e outros locais abertos ao público das 23h do sábado (1º) às 19h de domingo (2).

Tocantins

A proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas será determinada por cada zona eleitoral. Até a manhã desta sexta-feira (30), 13 das 33 zonas haviam decidido estabelecer a proibição entre as 18h de sábado (1º) e 18h de domingo (2).

Decisão estadual

O Brasil já teve uma Lei Seca Nacional durante as eleições. Porém, nos últimos tempos essa decisão cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada unidade da Federação.

Os órgãos podem restringir o consumo de bebidas alcoólicas na véspera e no dia da votação.

Quais Estados não terão Lei Seca

Alguns Estados já não adotam a Lei Seca para as eleições há muito tempo: o Rio de Janeiro não a utiliza desde 1996.

Em São Paulo, a ocasião mais recente foi em 2006.

Já em Brasília, a proibição deixou de ser usada há menos tempo: nas eleições de 2018.

O Paraná havia decretado a proibição de venda de bebidas na terça-feira (27), mas decidiu revogar a decisão três dias depois. Na sexta (30), a Polícia Militar do Estado divulgou a decisão assinada pelo secretário de segurança pública Wagner Mesquita.

O que acontece se alguém for pego pela Lei Seca?

O eleitor que descumprir a Lei Seca eleitoral pode responder por crime de desobediência, que prevê detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa, de acordo com o artigo 347 do Código Eleitoral.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Eleições 2022


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS