Governo quer anunciar ‘fim da pandemia’ nesta quinta-feira; saiba o que pode mudar
Colunista Lauro Jardim, em 'O Globo', diz que Bolsonaro vem pressionando o ministro Marcelo Queiroga para tomar a decisão
O Ministério da Saúde corre contra o tempo para tentar atender pedido do presidente Jair Bolsonaro e editar portaria mudando o status da covid-19 de pandemia para endemia, informa o colunista Lauro Jardim, em “O Globo”.
O presidente vem pressionando o ministro Marcelo Queiroga para tomar tal decisão, já que seu objetivo é anunciar a alteração justamente no dia do golpe de 64, 31 de março.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Queiroga define hoje se cede ao desejo do presidente. Se assim fizer, a covid deixaria de ser tratada como uma emergência de saúde pública.
A ideia do governo é anunciar amanhã junto a um pacote de revogações de medidas restritivas em vigor desde 2020 por causa da covid, informa ainda Lauro Jardim. Entre elas, deixaria de ser obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados e seria abolida a proibição de venda de insumos ligados à pandemia para o exterior.
Últimas em Política
As medidas que serão canceladas fazem parte de uma relação de 200 portarias que estão sendo revistas pela equipe de Marcelo Queiroga.
Também seriam relaxadas medidas para viajantes, como a suspensão de exigência de testes de covid para quem desembarca no Brasil por via aérea e marítima.