- Home
- Mercado financeiro
- Política
- IF Hoje: Mercado em alerta acompanha manifestações do 7 de Setembro
IF Hoje: Mercado em alerta acompanha manifestações do 7 de Setembro
A tensão está clara nos números: na véspera deste feriado da Independência, o dólar comercial subiu 1,63%, para R$ 5,238, e o Ibovespa recuou 2,17%. Preocupados com a situação política do país, os investidores acharam melhor fugir de ativos de risco nesta terça-feira (6).
O grande temor é de que, sentindo a possibilidade de derrota nas eleições mais provável, o presidente Jair Bolsonaro (PL) atice seus apoiadores contra opositores e contra as instituições do país.
Bolsonaro determinou que caminhões sejam autorizados a entrar na Esplanada dos Ministérios durante as comemorações desta quarta-feira (7), desafiando uma resolução do governo e das autoridades de segurança do Distrito Federal que vetou esse acesso. A medida foi combinada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a Presidência da República. O presidente confirmou presença nos desfiles militares de Brasília e do Rio de Janeiro, mas também é esperado em São Paulo.
Um eventual conflito entre bolsonaristas e seus adversários seria muito negativo para o país, elevando a incerteza sobre o desfecho da corrida eleitoral. Na dúvida, a volatilidade do mercado cresce, e os ativos de renda variável tendem a sofrer.
Mas essas são reações de curto prazo, fruto de decisões mais emocionais do que racionais. No médio e no longo prazo, precisaria haver uma grande mudança de perspectiva para fazer os investidores mudar sua estratégia.
Se as comemorações transcorrerem tranquilamente, é provável que o dólar caia e a Bolsa de Valores B3 volte a avançar na quinta (8).
Agenda do dia
- Feriado no Brasil – Independência
- 6h – Zona do Euro: Taxa de desemprego (segundo trimestre)
- 6h – Zona do Euro: PIB (segundo trimestre)
- 9h30 – EUA: Balança comercial (agosto)
- 15h – EUA: Livro Bege
Leia a seguir