Imprensa internacional compara depredação em Brasília à invasão do Capitólio

Grandes publicações europeias como os britânicos “Financial Times” e “The Guardian” e o francês “Le Monde” puseram o tema nas páginas principais de seus sites

A invasão dos edifícios do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto recebeu destaque de alguns dos principais veículos da imprensa internacional, que logo compararam o episódio com a invasão do Capitólio em Washington dois anos atrás.

O americano “Washington Post” escreveu: “Milhares de apoiadores radicais do ex- presidente brasileiro Jair Bolsonaro, de extrema direita, invadiram e vandalizaram o palácio presidencial […] em cenas que evocaram de maneira perturbadora a insurreição de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio americano por apoiadores do ex- presidente Donald Trump”.

O site do “Washington Post” exibe, coincidentemente, abaixo de seu logo os dizeres “A democracia morre na escuridão”.

O britânico “The Guardian” e o francês “Le Monde” escreveram sobre as “imagens impressionantes” de invasores bolsonaristas vandalizando os prédios na Praça dos Três Poderes. O espanhol “El País” destacou como “os manifestantes golpistas chegaram ao coração do poder na capital do Brasil a partir do Quartel General do Exército, localizado a nove quilômetros em linha reta, onde estavam acampados desde que Bolsonaro perdeu as eleições, há dois meses”.

O “New York Times” noticiou o evento como “Manifestantes contra eleição no Brasil invadem prédios do governo”, mas acrescentou textos explicativos com os títulos “Eis o que saber sobre o protesto alimentado por falsas alegações de fraude eleitoral” e “Uma olhada na eleição que criou o palco para o violento protesto”.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas