Lula anuncia vacina nacional contra a dengue em evento com clima de ‘despedida’ de Nísia Trindade

Governo fecha parceria para produção de vacina nacional contra dengue, com previsão de 60 milhões de doses anuais a partir de 2026. Anúncio ocorre em meio a rumores de demissão da ministra da Saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia nesta terça-feira (25) um acordo para a produção de uma vacina nacional e em dose única contra a dengue. A cerimônia está sendo tratada entre auxiliares do presidente e assessores do Palácio do Planalto como o ato de “despedida” da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que está presente.

Há dias passando por um processo de fritura, Nísia Trindade está com o cargo ameaçado por conta da insatisfação do presidente com o seu trabalho. Nos bastidores, auxiliares do presidente afirmam que Lula já tomou a decisão de demiti-la.

O mais cotado para substituí-la é o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que já foi ministro da Saúde no primeiro mandato de Dilma Rousseff (2011-2014).

Parceria de Instituto Butantan e WuXi Biologics

Segundo material distribuído pelo Palácio do Planalto, o imunizante contra a dengue é fruto de parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics. A estimativa é que haja uma oferta de 60 milhões de doses anuais a partir de 2026.

O governo trabalha com a possibilidade de ampliação do número de doses “conforme a demanda e a capacidade produtiva”. O público alvo será de pessoas entre 2 e 59 anos.

Segundo o Planalto, a produção da vacina ocorrerá por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde, “que já foi aprovado e está em fase final de desenvolvimento tecnológico”.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir