Lula: diante das tarifas dos EUA, tomaremos todas as medidas para defender trabalhadores brasileiros

Presidente ainda afirmou que o Brasil 'exige reciprocidade no tratamento' e 'não abre mão da sua soberania e não bate continência para nenhuma outra bandeira'

Presidente Lula durante agenda no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente Lula durante agenda no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje que o governo brasileiro “tomará todas as medidas cabíveis para defender nossas empresas e nossos trabalhadores”, diante das novas tarifas implantadas pelos Estados Unidos.

Ontem, o presidente Donald Trump anunciou “tarifas recíprocas” para produtos exportados para os Estados Unidos. No caso do Brasil, as tarifas são de 10%.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Responderemos a qualquer tentativa de impor o protecionismo que não cabe mais hoje”, disse Lula em discurso no evento “O Brasil dando a volta por cima”, promovido pelo governo federal para divulgar medidas implantadas desde o início de 2023.

Presidente mencionou Lei da Reciprocidade aprovada pelo Congresso

Ele também mencionou em seus discurso a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada ontem pelo Congresso Nacional, e as diretrizes da Organização Mundial do Comércio (OMC) como medidas a serem adotadas.

Últimas em Política

O presidente ainda afirmou que o Brasil “exige reciprocidade no tratamento” e “não abre mão da sua soberania e não bate continência para nenhuma outra bandeira”.

Estavam na plateia do evento, realizado em um centro de convenções em Brasília, ministros e autoridades do governo federal, parlamentares aliados, secretários das pastas e apoiadores.

Foram distribuídos pequenos livros destacando tanto números positivos do governo federal, como o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) e do mercado de trabalho nos últimos dois anos, e a expansão de programas sociais já existentes, como Bolsa Família, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Farmácia Popular, além da criação de outros, como Pé-de-Meia.

Antes da fala de Lula, foram entrevistadas também pessoas beneficiadas por programas sociais ou políticas públicas do governo federal.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS